Natura e Itaú Unibanco lançam edital Compromisso com o Clima

 

Inciativa pretende estimular outras instituições a compensar emissões de carbono por meio de projetos nas áreas de energia, agricultura, floresta e tratamento de resíduos

A Natura e o Itaú Unibanco, em parceria inédita, lançam o Edital Compromisso com o Clima para captação de projetos de compensação das emissões de gases do efeito estufa (GEE). Com formato participativo, a ação pretende alavancar o apoio institucional a iniciativas inovadoras e sustentáveis nas áreas de energia, agricultura, floresta e tratamento de resíduos, entre outros.

Juntas, as duas empresas visam adquirir uma estimativa de 500 mil toneladas de CO2 para compensar suas emissões dos últimos períodos. A inscrição no edital é gratuita e pode ser feita até o dia 13 de outubro na plataforma Ekos Social.

“A política de compensação de carbono reforça o compromisso da Natura em diminuir o efeito das mudanças climáticas estabelecida no Acordo de Paris. Para gerar maior impacto positivo ambiental e social, a parceria com o Itaú será muito importante. Não conseguiremos esse impacto se agirmos de forma isolada”, afirma Keyvan Macedo, Gerente de Sustentabilidade da Natura.

A seleção dos projetos será conduzida pelo Instituto Ekos Brasil, parceiro da Natura e Itaú Unibanco nesta iniciativa, que divulgará os selecionados em junho de 2018.

100% Carbono Neutro

Com o lançamento do Programa Carbono Neutro, em 2007, a Natura assumiu o compromisso de reduzir em um terço suas emissões relativas de Gases de Efeito Eestufa (GEE) na atmosfera até 2013. A meta foi alcançada e, novamente, nos comprometemos a diminuir em mais 33% as emissões até 2020 (em relação a 2012). As emissões que não podem ser evitadas são compensadas voluntariamente pela Natura, por meio da compra de créditos de carbono no mercado voluntário e apoio a projetos de pequena escala.

A principal diferença do compromisso de redução executado pela Natura está na preocupação em aplicar suas políticas em toda sua cadeia produtiva, desde operações internas, como a energia utilizada na produção, até nas operações que estão fora da empresa, como transportadoras e produção de matérias-primas. O Programa Carbono Neutro já realizou cinco editais, com 29 projetos no Brasil e mais 6 na América Latina.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o edital Compromisso Com o Clima.


 

 

Via Portal Natura