Você deve atualizar para o Windows 8.1?

O Windows 8.1 tem aparência e experiência novas, então tenha certeza que ele é o melhor para a sua organização sem fins lucrativos ou biblioteca. 
 
O Windows 8.1 é diferente de qualquer outro sistema operacional que a Microsoft já lançou — e isso é uma boa notícia. A interface do usuário maior e mais arrojada é planejada para tablets e computadores com tela sensíveis ao toque, assim como, para computadores e notebooks com a área de trabalho tradicional. A nova tela iniciar se assemelha com aquela que você encontra em um smartphone ou tablet com uma fonte limpa, cores vivas e imagens dinâmicas. Mas o Windows 8.1 também retêm muitos dos recursos do Windows 7, então a sua equipe não deve ter problemas para se acostumar com a nova interface.
 
Deixando a aparência de lado, o Windows 8.1 também oferece alguns novos recursos que podem ajudar a produtividade de sua equipe, tanto quanto o desempenho e longevidade dos computadores de sua organização.
Para ajudá-lo a decidir se o Windows 8.1 é uma opção conveniente para sua organização, nós levantamos quatro questões para a sua consideração.
 
A sua organização terá benefícios com os novos recursos do Windows 8.1?
 
Como a nova tela Iniciar você pode "fixar" aplicativos, contatos e websites favoritos para acessa-los de forma rápida. A Microsoft tem vários aplicativos especiais (tanto gratuitos como pagos) através da Windows Store, a qual você pode acessar ao clicar no bloco dedicado na tela Iniciar.
Se você gostaria da área de trabalho mais tradicional, você pode clicar no bloco dela. Para voltar a tela Iniciar, clique no botão Iniciar no canto esquerdo inferior. Você também pode alternar entre as duas visualizações apertando a tecla Windows, que se encontra no lado inferior esquerdo no seu teclado. Se você não conseguir se acostumar com o a tela Iniciar, você pode optar por inicializar direto no modo área de trabalho.
 
Uma das mais mudanças de design no Windows 8.1 é uma adição dos "botões" tanto na área de trabalho quanto na tela Iniciar. Mova seu mouse até ao extremo do canto superior direito e verá ícones representando as funcionalidades de pesquisar e compartilhar. Usando o botão de Pesquisar, você pode fazer uma pesquisa dentro de uma pasta ou aplicativo com facilidade ou usá-lo para começar uma busca no Bing pelo Internet Explorer.
Aqui estão mais algumas vantagens do Windows 8.1 para se considerar:
 
  • Melhor desempenho: o Windows 8.1 utiliza menos memória RAM e recursos do CPU do que o Windows 7 e por isso funciona mais rápido. 
  • Funciona bem em maquinas mais antigas: O Windows 8.1 não apenas funcionará em seu equipamento de TI mais antigo, mas também é mais rápido que o Windows 7.
  • Controle de energia eficiente: O Windows 8.1 economiza a vida útil da bateria ao mudar para um estado de baixo consumo quando não estiver fazendo nada que exija muita energia.
  • Segurança: O Windows 8.1 vem com o Windows Defender, que protege contra malware e spyware. 
  • Proteção contra falha de hardware: os espaços de armazenamento do Windows 8.1 empregam um sistema RAID baseado em software para protege dados e assegurar que eles fiquem disponíveis na eventualidade de uma pane geral.
  • Integração com o OneDrive: o programa de armazenagem na nuvem da Microsoft está integrado com quase qualquer aplicativo no Windows 8.1. Você até sincronizar suas configurações do computador com o OneDrive e salvar arquivos para uso off-line.
  • Multilíngue: Você pode mudar com mais facilidade entre idiomas de exibição, e idioma de exibição adicionais estão disponíveis no Windows 8.1, o que é excelente para organizações multilíngues.

O seu hardware suporta o Windows 8.1?
O próximo passo é confirmar que seus computadores podem suportar o Windows 8.1. Se o seu hardware suporta o Windows 7, você não deve ter problemas para atualizar para este sistema operacional mais recente. Apesar do Windows 8.1 ser também planejado para dispositivos de toque, você pode opera-lo sem dificuldades apenas com teclado e mouse.
O Windows 8.1 está disponível em versões 32 e 64 bit. Cada uma delas tem requisitos diferentes:
 Requisitos  32 bit 64 bit 
 Processador  1 GHz ou mais rápido  1 GHz ou mais rápido
 Memória RAM  1 GB  2 GB
 Espaço no disco rígido  16 GB  20 GB
 Placa gráfica  Dispositivo gráfico com driver WDDM e compatível com o Microsoft DirectX 9.  Dispositvos gráfico com driver WDDM e compatível com DirectX 9.

 

Os seus programas funcionarão com o Windows 8.1?

Antes de atualizar, você também deve determinar se os seus programa são compatíveis com o Windows 8.1. Se você atualizando a partir do Windows 7, você deve conseguir manter a maioria dos seus programas existentes.

Primeiro, avalie quais softwares você tem. Se os computadores da sua organização não são padronizados (em outras palavras, se nem todos os computadores tem os mesmos programas), pode ser necessário que você faça uma pesquisa entre os usuários ou usa um programa de auditoria gratuito como o Spiceworks IT Desktop para determinar quais programas estão em seus computadores.

Depois, verifique se o seu software é compatível com o Windows 8.1. Você pode usar o Assistente de atualização do Windows 8.1 antes de instala-lo. Outra opção é verificar o centro de compatibilidade que lista o estado de compatibilidade da Microsoft e produtos e software de terceiros. Seu software não está listado? Você pode verificar os websites dos fornecedores de software para ter certeza que seus programas funcionam no Windows 8.1.

Se você tem programas que funcionam apenas no Windows XP, não será possível executá-los no Windows 8.1. Diferente do Windows 7, o Windows 8.1 não tem modo XP ou Vista para executar estes programas. Existe também a opção de instalar o Windows 8.1 em uma máquina virtual, como o VirtualBox ou VMWare Player em uma máquina Windows XP de fato.

 

Qual edição você deve pegar?

A Microsoft simplificou a Linha de produtos Windows 8.1 ao dar aos consumidores quatro versões diferentes para escolher: Windows 8.1, Windows 8.1 Pro, Windows 8.1 Enterprise e Windows 8.1 RT. A edição Enterprise tem os mesmos recursos da versão Pro com a adição de seis recursos adicionais para empresas. Perceba que se você usa atualmente uma edição Home do Windows 7 não poderá atualizar para o Windows 8.1 Pro ou Enterprise com a doação disponível pela TechSoup. Entretanto, você pode ser elegível para pedir o Windows 8.1 Get Genuine.

A seguinte tabela mostra as diferenças de recursos entre o Windows 8.1 Pro e o Enterprise.

 Nome do recurso  Windows 8.1 Pro  Windows 8.1 Enteprise
 Tela Iniciar, blocos dinâmicos, aplicativos (E-mail, calendário, pessoas, mensagens, fotos, OneDrive, música, vídeo)  x  x
 Windows To Go    x
 BitLocker e BitLocker To Go  x  x
 Cliente VPN  x  x
 DirectAccess    x
 Área de trabalho remota  x  x
 Cliente Hyper-V para virtualização integrada (versão 64 bit apenas)    x
Para a lista completa de recurso para cada versão visite a página de comparação de produtos. Para mais informações sobre o Windows 8.1 Enterprise visite a página do produto no nosso site.
 
Conclusão
 
A aparência renovada do Windows 8.1 provavelmente requererá um novo aprendizado de seus funcionários. Uma reunião sobre os novos recursos e funcionalidade do Windows pode útil para a sua equipe antes de atualizar.
 
Observação: A partir de 8 de abril de 2014, a Microsoft não dará suporte ao Windows XP, assim, se os sistema da sua organização ainda estão utilizando o Windows XP você pode começar um planejamento para atualizar para o Windows 8.1 ou 7 o mais breve o possível. O suporte ao Windows 7 e o Vista continuará até 2017, se você decidir que agora não é o momento certo para atualizar.