Microsoft Visio: A melhor ferramenta para criação de diagramas

O Microsoft Visio é um programa da Microsoft que permite compor diversos tipos de gráficos de organização diferentes, como fluxogramas, organogramas e diagramas em geral. Esta é uma versão de teste do programa e requer um cadastro para receber a chave para teste que pode ser efetuado utilizando sua conta da Microsoft

Interface e funções do programa

O Microsoft Visio disponibiliza diversas ferramentas para auxiliar no gerenciamento de projetos e milhares de figuras, formas e desenhos diferentes, permitindo que você possa desenhar desde o planejamento de uma estrutura de rede para aplicação em uma empresa até um organograma empresarial, além de WBS, fluxograma, diagramas de modelagem para desenvolvimento, entre outros.

A utilização do programa é simples, pois sua interface é organizada da mesma forma que os produtos do Microsoft Office, o que traz certa familiaridade para encontrar funções. Para iniciar um projeto, entre em “File” e selecione “New”. Feito isso, você pode escolher entre iniciar um projeto a partir dos recentemente utilizados, de um modelo, do Office.com, dos diagramas de exemplo ou abrir um novo e completamente em branco.

A escolha da categoria afeta os tipos de elementos disponíveis para a montagem de seu diagrama. Por exemplo, fluxogramas apresentam as caixas apropriadas para tal, um diagrama de disposição de elementos de redes apresenta as figuras que melhor se enquadram para sua confecção, uma WBS precisa de caixas e linhas específicas, e assim por diante.

Ao abrir o modelo desejado, ao lado esquerdo da tela estão dispostos os elementos que podem ser utilizados para compor seu diagrama. Para iniciá-lo, basta escolher as formas que deseja inserir em seu projeto, clicar na figura com o mouse e arrastá-la até o quadro de desenho (no lado direito da tela).

À medida que uma figura é posicionada na tela, você pode observar a posição que ela ocupa por meio das réguas para medição mostradas na tela. Se você precisar excluir uma figura adicionada, basta selecioná-la e utilizar a tecla Delete.

Na barra de ferramentas situada na borda superior do programa estão disponíveis diversos tipos de opções para ajudar em seu desenho, como opções de preenchimento, exibição de grade, linhas para interligar figuras, gravação de seu diagrama, entre outras. As funções estão agrupadas em categorias para facilitar sua localização, como nos produtos do Office.

Vantagens do Visio paras sua organização

O Microsoft Visio é uma excelente ferramenta para desenvolver projetos e, como a maioria dos programas da Microsoft, conta com uma ampla gama de opções. A montagem dos diagramas é inteiramente feita por “clicar e arrastar” imagens e mesmo inserções de textos ou ligações entre figuras são extremamente simples por contarem com botões para a função.

A interface do programa é muito “visual”, o que permite que o uso de suas ferramentas torne-se intuitivo, mesmo para usuários iniciantes. Não traz maiores dificuldades em seu uso, pois é uma ferramenta cuja organização de menus e conteúdos traz familiaridade, especialmente para usuários do pacote Office da Microsoft.

Da mesma forma, as funcionalidades são intuitivas e mesmo que em um primeiro momento você não entenda perfeitamente como aplicá-las, a utilização de certa forma demonstra o que é preciso para completar o uso da função.

Fonte: Baixaki

 

Organizações sem fins Lucrativos que desejarem receber uma doação da licença do Microsoft Visio, a TechSoup Brasil tem programa filantrópico que fornece esse produto. CLIQUE AQUI, veja os produtos disponíveis e faça seu pedido.