Visual Studio: crie apps em C# e .NET e exporte para múltiplas plataformas

O Visual Studio é a plataforma da Microsoft destinada a desenvolvedores que trabalham com a linguagem de programação C# e com o framework .NET. Sua principal função é auxiliar programadores na criação de aplicações para o Windows, e, sendo ele o sistema dominante do mercado, o Visual Studio é a plataforma mais popular do mundo.

 

Visual Studio 2013 traz melhorias significativas se comparado com sua versão anterior. Os destaques vão para compatibilidade com múltiplas plataformas e acesso e edição de aplicações na nuvem por meio de login via navegador.

 

Agora, desenvolvedores .NET e C# poderão criar aplicativos originalmente compatíveis somente com Windows e compila-los para Windows Phone, iOS, Android e até Mac, graças a uma parceria da Microsoft com a Xamarin, cujo plugin trabalha no background e adapta o código para vários sistemas.

 

Como desenvolvedor, você pode compartilhar até 85% de suas aplicações entre as versões do seu app, economizando tempo e aumentando sua produtividade. Para isso, o Visual Studio conta com emuladores integrados com diversos sistemas operacionais, além de navegadores web, que mostram update em tempo real do software que está sendo criado.

 

O Visual Studio 2013 também está completamente integrado à nuvem. Chamado de Visual Studio Online, o recurso permite abrir suas aplicações em qualquer navegador e fazer alterações urgentes sem a necessidade de instalar o Studio em uma máquina.

 

Além disso, o IDE vem com diversas melhorias pontuais, como ver tempo de debug de uma aplicação 64 bits em tempo real e a integração com o Windows Azure, que torna muito mais fácil a criação de webapps, sem falar no App Analytics, que mostra o comportamento do usuário na sua aplicação, provendo informações importantes que podem servir para melhorar seu produto ainda mais.

 

Recursos poderosos para uma ferramenta poderosa

 

O nível de detalhe que a Microsoft aplicou na plataforma é de saltar aos olhos de qualquer programador experiente. Sua integração com o Windows Azure torna aplicações web muito simples e a parceria com a Xamarin traz a versatilidade necessária para aumentar a produtividade dos desenvolvedores.

 

Mais do que um agregador de linguagens, o Visual Studio 2013 se tornou um facilitador de desenvolvimento, pois diversos passos indesejados necessários na programação de uma aplicação para Windows, Windows Phone, iOS, Android ou Mac agora estão disponíveis em chaves liga-desliga, facilmente acessíveis a qualquer momento.

 

Programadores de Xcode e Android Studio têm um motivo mais do que suficiente para deixar a plataforma da Apple e testar a solução da concorrência. Já para programadores que já utilizam a plataforma, criar apps compatíveis com múltiplos sistemas está muito simples, especialmente se tratando de Windows Pro e RT e Windows Phone.

 

Um outro recurso interessante e que funciona é o app analytics, que permite aos desenvolvedores ter muito mais informações ao seu dispor sobre o modo de uso dos seus softwares, abrindo um leque maior de capacidade de melhoria do código.

 

Com as mudanças, o Visual Studio 2013 se consolida ainda mais entre as mais aclamadas soluções de desenvolvimento. Clique aqui e faça o pedido de sua doação junto a TechSoup Brasil agora mesmo para sua organização sem fins lucrativos e veja porque essa é considerada por muitos desenvolvedores uma das melhores plataformas de programação disponíveis no mercado!

 

 

Fonte: Techtudo