Visão Geral para Organizadores do NetSquared

By: atn
qua, 10/06/2015 - 17:53

Visão Geral para Organizadores do NetSquared

Para ver o texto original em inglês, clique aqui.

Este guia documenta a relação entre a Techsoup e os organizadores locais do NetSquared e ajuda os novos organizadores a estabelecer seus grupos. O guia dá mais detalhes e expande o acordo para organizadores locais do NetSquared.

 

Nosso propósito comum

A TechSoup se une aos organizadores do NetSquared para desenvolver nossa missão: chegar em uma época em que qualquer organização sem fins lucrativos ou organização não governamental (ONG) no planeta tenha os recursos tecnológicos e conhecimento necessário para operar a todo potencial.

O que os organizadores locais do NetSquared fazem?

Os organizadores locais do NetSquared são voluntários que reúnem-se presencialmente com grupos de uma comunidade de organizações sem fins lucrativos e comunidade tecnológicas para compartilhar as melhores práticas, aprender sobre as experiências de cada um e colaborar em projetos para impacto no mundo real. O organizador determina o melhor formato e os melhores tópicos para seu grupo com base em interesses pessoais e as necessidades de suas comunidades.

Acreditamos que encontros presenciais estão entre os meios mais efetivos para apoiar a capacitação tecnológicas no terceiro setor, já que eles nos permitem construir redes locais fortes nas quais os membros se apoiam e fornecem suporte e treinamento contínuos.


Tempo necessário para preparar as atividades

Isto varia muito dependendo de qual a profundidade você deseja, mas uma boa estimativa é de 5 horas/mês, no caso de eventos mensais.

Receita para sucesso de um grupo local do NetSquared

Os eventos locais do NetSquared devem seguir os seguintes ingredientes:

Nossos encontros são:


1.     Periódicos (de preferencia mensais)

2.     Presenciais

3.     Para servir a comunidade de organizações sem fins lcurativos e de benefício social por meio da melhoria das habilidades tecnológicas de organizações locais.

4.     Acessíveis (gratuito ou baixo custo)



Equipe da NetSquared na TechSoup

O NetSquared é um projeto da TechSoup, organização que fornece doações de software e treinamento a organizações filantrópicas e organizações sem fins lucrativos. A TechSoup opera primariamente nos Estados Unidos, mas tem uma rede de parceiros globais que fornecem serviços similares em outras regiões.

O NetSquared opera em todo o globo e atualmente tem mais de 50 grupos ativos em mais de 20 países.

Toda a equipe de mídia da TechSoup apoia o NetSquared. O seu contato primário é:


Elijah van der Giessen, Gerente de Comunidade do NetSquared
O Eli é o seu contato diário para o NetSquared Local. Ele está aqui para apoiar organizadores a gerenciar e aumentar seus grupos locais e ajudá-los a desenvolver novos formatos de eventos e as melhores práticas.

Além de apoiar a comunidade do NetSquared, o Eli é o organizador do NetSquared Vancouver, um dos nossos grupos mais antigos. O Eli está em Vancouver, Canadá.

E-mail:
eli@techsoupglobal.org
Twitter: @elijah

Phone: +1-604-719-1079

Skype: elijah.vandergiessen



RECURSOS OFERECIDOS

A TechSoup oferece o seguinte suporte para os organizadores locais do NetSqaured


Meetup.com e sistema de registro online

A TechSoup cobre os custos de hospedagem do grupo local do organizador no meetup.com (com custo de $144/ano). A TechSoup será a dona da conta e dá ao organizador o status de "Co-organizador" no meetup, o que confere acesso administrativo total, contanto que o organizador se mantenha um membro completo e ativo do NetSquared.

Se o Meetup.com não for apropriado para o seu grupo (não tem suporte ao idioma, etc.) recomendamos o uso de serviços gratuitos para o gerenciamento de eventos, como o eventbrite.com ou uma página no Facebook com eventos.


O website do NetSquared

O http://www.NetSquared.org é o hub internacional do NetSquared Local e ajuda a conectar o público global do NetSquared com o trabalho dos organizadores.

A TechSoup pede que os organizadores criem um perfil e um página do grupo no site, eles também recebem papéis e permissões adicionais de administração, incluindo privilégios de publicação em nosso blog da comunidade. Os organizadores precisam manter seus perfis e página de grupo atualizados (não se preocupe, é fácil! Uma vez que você tenha configurado a página ela mostrará automaticamente os eventos do meetup, atualizações de mídia social, fotos e muito mais!)

A página do grupo do organizador tem os seguintes benefícios:

  • Integração com o Meetup.com para promover automaticamente eventos dos organizadores para todos os usuários do NetSqaured.org (incluindo direcionamento geográfico para assegurar que estamos compartilhando os eventos para o público apropriado)
  •  Integração com feed RSS para que você possa mostrar seus posts de blog no http://www.NetSquared.org ou em qualquer outro lugar
  •  Links para as principais presenças de seu grupo em mídias sociais
  •  A habilidade de criar eventos independente do meetup.com


Resumindo, você pensar em sua página do organizador como um equivalente no NetSquared do flavors.me ou about.me, o digital hub que coleta todas as atividades do seu grupo.


Suporte do Gerente de Comunidade Local do NetSquared

Os organizadores do NetSqaured são apoiados pelo Gerente de Comunidade do NetSquared, que tem a tarefa de ambientar novos grupos, oferecer orientação e melhores práticas para a comunidade, estimular a lista de e-mails e manter as contas de mídia social do NetSquared. Basicamente, se você tem uma dúvida, o Gerente de Comunidade Local do NetSquared está aqui para responder você!

O gerente de comunidade ajuda os organizadores a construir e aumentar seus grupos locais e oferecerão assistência para or organziadores buscarem apresentadores, novos co-organizadores ou dicas sobre eventos. Se o organizador local estiver com dificuldades para manter eventos frequentes, o gerente de comunidade entrará em contato e vai ajudá-lo a desenvolver um plano para reativar o grupo.


Lista de e-mail de organizadores locais do NetSquared

A TechSoup mantém um Google Group para uso pelos organizadores locais do NetSquared. Essa lista é onde a comunidade global se reune para compartilhar as melhores práticas e onde os organizadores ofereceram seu feedback para direcionar o NetSquared.

Todos os organizadores do NetSquared são encorajados a se juntar a grupo, uma vez que é principal meio da Techsoup de manter contato com os organizadores.


Conectando organizadores com a comunidade global do NetSquared

O NetSquared funciona para conectar organizadores ao redor do mundo através de indicações diretas e chamadas online da comunidade regularmente planejadas. Conforme os recursos permitam, também uniremos organizadores através de eventos, conferências e outros encontros.


Guia para Organizadores

A TechSoup mantém o o guia para organizadores (em inglês) do NetSquared, uma wiki pública criada com contribuições dos organizadores locais da NetSquared. O guia oferece modelos de eventos e dicas para o sucesso. Existe muito conteúdo nele, então sugerimos que novos organizadores comecem com o guia de início rápido.


Destacando suas atividades

Os eventos e projetos locais do NetSquared são frequentemente divulgados pela mídia da TechSoup. As atividades e publicações de blog dos organizadores são incluídos na newsletter semanal "By the Cup" (com mais de 90.000 assinantes), nos logs da TechSoup e da Netsquared e nas cotnas de mídia social da NetSqaured. A Techsoup está sempre procurando meios de fazer você famoso!


Chamadas mensais da comunidade

Fazemos chamadas trimestrais, nelas você terá a chance de compartilhar seus seus sucessos locais, tratar de novas tendências e deixar a TechSoup saber como podemos melhorar sua experiência como um organizador local.

Benefícios de ser um organizador local

Os organizadores locais do NetSquared descobrem que sediar eventos está entre os projetos de voluntariado mais satisfatórios que eles já realizaram, pois você está no comando! Os organizadores se tornam um conector vital para as comunidades de benefício social e a tecnologia e constroem a reputação de especialistas em suas áreas. Ser um organizador é trabalho de voluntariado altamente prático e auto-dirigido, que permite você a construir suas habilidades através do apoio de uma rede de organizadores com ideais parecidos e voltados para a comunidade.

Os organizadores locais do NetSquared na maioria das vezes notam os seguintes benefícios:

  • Solicitações para participar em palestras
  • Oportunidades de negócios, consultoria e empregos
  • Amizades e mentorias

Outros meios em que podemos trabalhar juntos

Nós amamos trabalhar com você! Entendemos que vocês são voluntários (obrigado!) e que cada um desejará interagir com o NetSquared de uma forma única que satisfaz seu tempo e interesses.

As cidades mais bem-organizadas e eficazes podem ser elegíveis para orçamentos adicionais de atividades, estipêndios e outros recursos operacionais conforme os recursos financeiros permitirem.


Lista de Palestrantes

Algumas vezes pode ser difícil encontrar alguém para falar em seu evento do NetSqaured. Queremos ajudar! Estamos trabalhando com os parceiros da TechSoup e amigos para trazer palestrantes locais e eventos por transmissão ao vivo para seus membros locais.


Propostas de eventos

A TechSoup criará um ou mais eventos prontos e convidará organizadores locais para participarem. O suporte a slides e materiais estarão disponíveis, ou conteúdo e apresentadores podem ser obtidos de outras fontes. Vídeos ao vivo ou gravados também estarão disponíveis.
Veja o
página inicial da wiki (em inglês) para os temas mais recentes do mês.


Bolsas de viagem e treinamento

O NetSquared tem base no poder de redes locais e queremos fornecer essa mesma experiência para nossos organizadores locais. Portanto, estamos trabalhando para criar um fundo de bolsas anuais de viagem que vai nos permitir subsidiar a viagem que reunirá organizadores para eventos, conferências e outros eventos de treinamento. O fundo dará prioridade a reunir organizadores da mesma região.


NetSquared Camps

Os NetSquared Camps unem organizações sem fins lucrativos/ONGs, desenvolvedores, designers e empreendedores em um espaço compartilhado para (a) demonstrar projetos; (b) construir em conjunto; (c) descobrir mais sobre colaboração sustentável e (d) desenvolver relações duradouras.

O evento fornece uma plataforma para membros comunitários que estão interessados em utilizar a tecnologia para o impacto social por meio da identificação de projetos promissores, levar ideias adiante e compartilhar e aprender em conjunto. Os Camps podem compreender elementos de uma conferência padrão tais como palestrantes, sessões agendadas ou mesas-redondas, enquanto também contam com elementos que não fazem parte de uma conferência, como apresentações e discussões que são formadas em tempo real no evento.

Veja os NetSquared Camps anteriores, o
Regional Ambassadors ou o Regional Gathering Fund para um exemplo de doações que oferecemos (conforme recursos financeiros estiverem disponíveis.)


Co-desenvolvimento

A TechSoup está sempre interessada em criar programa novos e inovadores. Se você estiver trabalhando em uma proposta de doação que poderia ser fortalecida pela participação da TechSoup como parceira, discuta seu projeto com Diretor de Conteúdo e Comunidade para que ele avalie essa oportunidade para TechSoup.

Observação: neste momento a TechSoup só poderá considerar propostas de co-desenvolvimento feitas por organizações com status filantrópico.


EXPECTATIVAS DOS ORGANIZADORES

Os organizadores locais do NetSquared devem preferencialmente ser falantes da língua inglesa para poderem se comunicar com o Gerente Global de Comunidade do NetSquared e com os organizadores de outros países. Além disso, os organizadores concordam com o seguinte:


Valores

Os organizadores do NetSquared devem demonstrar o caráter e valores adotados pela TechSoup. São eles:


1.     Honestidade e integridade

2.     Comprometimento para construir a capacidade social, técnica e econômica de atores da sociedade civil e comunidades locais

3.     Compromentimento para comunicações abertas e transparentes


A TechSoup pede que os organizadores locais da NetSquared se comprometam com o seguinte:


Reuniões e frequência

Os organizadores devem manter encontros regulares que reúnem organizações de benefício social (com foco em organizações sem fins lucrativos filantrópicas) e a comunidade de tecnologia. É preferível reuniões mensais, com um requerimento de que os organizadores realizem um mínimo de quatro eventos por ano.


Relatórios sobre as reuniões

Pedimos que os organizadores compartilhem relatórios de evento com a comunidade da NetSquared com publicações no blog da comunidade do NetSquared (em inglês). Esses relatórios podem ter uma variedade de formatos, incluindo narração, vídeo, mídia social, etc.


Pesquisa com os organizadores

A TechSoup fará pesquisas com os organizadores locais do NetSquared de forma anual, pedindo que eles compartilhem seus sucessos, dificuldades e dêem um feedback geral sobre ser um organizador local da NetSquared.

Um resumo anônimo do relatório será compartilhado entre os organizadores.

Essa informação suplementará o relatório da TechSoup que coleta a data, o título e o número de participantes para cada uma de suas reuniões, informações que serão utilizadas para monitorar o andamento da comunidade, o que será relatado para a diretoria da TechSoup.


Pesquisa da comunidade

Uma pesquisa anual geral da comunidade também será distribuída por meio do grupo de e-mail do meetup.com para membros locais do NetSquared. A pesquisa tem o objetivo de ajudar a TechSoup e organizadores locais do NetSquared de determinar a composição e a necessidades da comunidade. As questões se focarão em tópicos e serviços de interesse, localização, setor da organização e título. Um convite opcional poderá ser incluído na lista de e-mails da TechSoup.

O agendamento desta mensagem será feito em colaboração com o organizador para assegurar que não existam conflitos de agenda.

Os resultados globais desta pesquisa serão compartilhados e os organizadores locais receberão os dados coletados dos membros dos grupos locais.


Temas para eventos

Os eventos devem se focar em tópicos que relacionam tecnologia e mudança social e devem estar alinhados com nosso propósito em comum.


Status de atividade

Os organizadores locais do NetSquared devem satisfazer os critérios mínimos para serem considerados organizadores ativos e receberam suporte da TechSoup.

  • O organizador deve manter os valores do NetSquared e realizar eventos que promovam nosso objetivo em comum.
  • O organizador deve realizar pelo menos uma reunião ao vivo público do NetSquared por ano através do meetup (considerando um período de 12 meses anteriores)
  • O organizador deve relatar suas atividades pelo menos uma vez por ano (considerando um período de 12 meses anteriores).


Se esses critérios não forem confirmadas, a TechSoup considerará o grupo inativo e pode parar de pagar as taxas do meetup para o grupo e remover o grupo do
http://www.NetSquared.org.
Um recurso pode ser feito ao Gerente de Comunidade local da NetSquared, que informará ao Diretor de Conteúdo e Comunidade para análise.

APÊNDICE

Ambientando um novo organizador

Seguimos este processo ao trazer um novo organizador para a comunidade do NetSquared.


1.     O organizador em potencial preenche o formulário de inscrição.

2.     Uma entrevista é marcada com o Gerente de Comunidade local do NetSquared.

3.     Se for aprovadom o novo organizador receberá acesso para para um novo grupo do Meetup.com

4.     O organizador será adicionado na lista de e-mail

5.     O organizador cria uma página para o grupo na http://www.NetSquared.org

6.     O organizador realiza o primeiro evento

7.     Uma entrevista de acompanhamento é marcada com o Gerente de comunidade local do NetSquared

... e seguimos em frente a partir daqui!

Nomeando seu grupo

Os grupos locais da NetSquared podem ter uma variedade de nomes. Encorajamos utilizar "NetSquared [Nome da Cidade]", mas muitas outras variantes podem ser utilizadas. Os mais comuns são:

  • NetSquared [Nome da Cidade]
  • Tech4Good [Nome da cidade]

Principais recursos

O guia para organizadores (em inglês) tem estudos de casos e modelos coletados da comunidade do NetSquared



Perfis de mídia social

Encorajamos que os organizadores do NetSquared criem perfis de mídia sociais para seus grupos.
Esses espaços online fornecem um meio para grupos promoverem seus perfis online enquanto permitem a equipe do NetSquared integrarem um feedback contínuo da comunidade em seus esforços para aprimorarem o programa.

Hashtags sugeridos e nomes de perfis:


Twitter

O NetSquared mantém um perfil do twitter: @NetSquared e usa a hashtag #Net2
Compartilhamos eventos e links da comunidade NetSquared e adicionamos perfil de grupos locais do NetSquared em nossa
lista do NetSquared Local.

Encorajamos todos os grupos a usarem a hashtag do NetSquared (#net2) e também criem seus próprios hashtags ou criem uma conta do twitter para o grupo.

Exemplos:

·         #Net2[Nome da cidade], por exemplo, #Net2Rio

·         @Net2[nome da cidade], por exemplo, @Net2SP



Facebook

O NetSquared mantém um perfil no Facebook, http://www.facebook.com/NetSquared.
Compartilhamos eventos e links da comunidade da NetSquared e curtimos páginas criadas por organizadores locais.

Google+

O NetSquared mantém sua presença no Google+, http://gplus.to/netsquared
Compartilhamos eventos e links da comunidade local do NetSquared.

LinkedIn

O NetSquared Localn não tem nenhuma presença ativa no Linkedin, mas o programa NetSquared tem um grupo (http://www.linkedin.com/groups/NetSquared-2489) mantido pela TechSoup.