Introdução ao Adobe Photoshop para Organizações sem fins lucrativos: Parte 2

Introdução ao Adobe Photoshop para Organizações sem fins lucrativos: Parte 2

Por Wes Holing

Bem-vindo de volta! Este guia explicará os primeiros passos para criar o pôster do artigo Introdução ao Photoshop para Organizações sem fins lucrativos: Parte 1. Incluímos também capturas de tela para cada nova ação.

Para alguns passos, há também seções Bônus. Elas oferecem um pouquinho de informação extra no caso de você estar realmente curioso sobre o Photoshop. Mas é claro que você pode pular essas seções, sem perder nada do processo.

Criando o arquivo no Photoshop

Agora que você já tem a foto, a fonte e a logo do nosso post anterior, pode juntá-los. Mas, antes de montar tudo, precisará criar o arquivo no Photoshop e fazer alguns ajustes na imagem. Começaremos criando uma tela em branco chamada "Sem título-1 (Untitled-1, em inglês)."

  1. Para criar um novo arquivo, clique em Arquivo > Novo.Screenshot: Create new Photoshop file menu
  2. Digite os valores que daremos a seguir. Isso vai criar uma tela grande — tão grande que você poderá usar a imagem em materiais impressos ou online sem sacrificar a qualidade. (Essas medidas equivalem a 8.5 por 11 polegadas.)Largura: 2550 Pixels Altura: 3300 Pixels Resolução: 300 Pixels/PolegadaScreenshot: Create a new Photoshop file dialog box
  3. Clique em OK.

Como limpar a foto

Agora, temos uma tela em branco. Vamos abrir a foto ao lado dela.

Fazendo ajustes

  1. Abra a foto que você baixou clicando em Arquivo > Abrir e procurando onde você salvou o arquivo (se você leu o post da semana anterior, esta é a foto da menina ruiva). Agora, você deve ter uma tela em branco ("Sem título-1") ao lado da foto ("little-girl-603139.jpg"). Screenshot: Opening a file in Photoshop
  2. Esta foto parece boa, mas pode ficar melhor com alguns ajustes simples. O Photoshop inclui várias opções para melhorar a tonalidade, tornando a foto mais clara ou mais escura, e tons da imagem em relação a cores quentes (vermelho/laranja/amarelo) ou frias (azul/verde). Clique em Imagem > Tom automático para ajustá-las automaticamente e não ter que ficar fazendo adivinhações.Screenshot: Auto Tone menu Bônus: Selecionar os recursos Automáticos no Photoshop é uma ótima maneira de melhorar uma foto sem esforço extra. Se você quiser ter mais controle sobre a aparência de uma imagem, confira o menu Ajustes. Nele, você encontrará os controles para brilho e contraste; tonalidade, saturação e luminosidade; equilíbrio de cores, e assim por diante. Aqui, estamos ajustando a tonalidade geral com uma ferramenta genérica, mas os ajustes mais sutis podem ser feitos usando Curvas. Esse material é num outro nível, mas se você está realmente curioso, pode conferir o vídeo com o tutorial do Photoshop Café sobre curvas.
  3. Veja as diferenças. São sutis, mas o cabelo dela está mais vermelho e há mais contraste nos seus olhos, tom de pele e sardas.Before and after comparison of photo

Redimensionar a foto

A foto mede 3648 por 5472 pixels, mas nossa tela mede 2550 por 3300 pixels, então, teremos que diminuir seu tamanho.

  1. Clique em Imagem > Tamanho da imagem. Screenshot: Image Size menu
  2. Digite os seguintes valores. Talvez você tenha que mudar Polegadas para Pixels e digitar primeiro a resolução.Largura: 2200 Pixels Altura: 3300 Pixels Resolução: 300 Pixels/Polegada Reamostragem (Resample): Bicúbico mais nítido (redução)Screenshot: Image Size dialog box Bônus: O Photoshop oferece várias maneiras de reamostrar (resample) uma imagem, o que significa a qualidade de como ela é ampliada ou reduzida. Aqui, estamos diminuindo o tamanho, então, escolhemos Bicúbico mais nítido. Essa configuração foca mais em manter as bordas nítidas quando uma imagem é reduzida. Se você precisa aumentar algo, sempre perderá alguma qualidade (apesar do que diz a TV), mas é possível minimizar os danos escolhendo a opção de reamostragem certa. Veja o vídeo tutorial da Tuts+ Design sobre reamostragem para aprender como impressionar seus amigos em festas quando o tópico de reamostragem bicúbica inevitavelmente surgir numa conversa.
  3. Agora, a imagem tem a altura correta, mas é estreita demais. A foto tem 2200 pixels de largura, mas a tela para onde a moveremos tem 2550. Vamos adicionar um pouco de espaço no lado esquerdo. Escolha Imagem > Tamanho da tela. Screenshot: Canvas Size menu
  4. Digite os seguintes valores. Largura: 2550 Pixels Altura: 3300 Pixels Âncora: centro-direita (Clique na seta à direita no meio do menu vertical, de forma que sua Âncora terá a aparência da captura de tela abaixo.) Cor da extensão da tela: BrancoScreenshot: Canvas Size dialog box Bônus: A posição da âncora basicamente mantém a imagem no lugar e adiciona espaço nas margens, poupando você do trabalho extra de ter que adicionar espaço em toda parte e então mover sua imagem para o lugar certo.

Como corrigir a foto

1. O tamanho está certo agora, mas aquela listra branca chama muita atenção. Vamos preenchê-la com o mágico Preenchimento Sensível ao Conteúdo do Photoshop. Primeiro, escolha a ferramenta Varinha Mágica na paleta de ferramentas. A paleta de Ferramentas está geralmente localizada no lado esquerdo da tela (talvez você tenha que clicar e segurar no ícone de Seleção Rápida de Ferramenta primeiro, para escolher a Varinha Mágica).Screenshot: Magic Wand tool

2. Clique na listra branca.

Screenshot: Magic Wand in use

3. Clique em Editar > Preencher.

Screenshot: Fill menu

4. Escolha Sensível ao conteúdo para os Conteúdos e clique em OK.

Screenshot: Fill dialog box Bônus: O Preenchimento Sensível ao Conteúdo pega informações da área selecionada e avalia qual a melhor maneira de preenchê-la. Funciona maravilhosamente bem em misturas de cores (gradientes) e cenários de alta resolução, mas não tão bem em imagens mais complexas (talvez, um dia). Neste caso, já que o pano de fundo é um gradiente bem sutil, o Photoshop não terá nenhum problema em preenchê-lo.

Como inserir a foto no arquivo do Photoshop

Isso deixa o lado esquerdo da foto perfeito para adicionar texto e outros elementos sem bloquear o rosto da menina. Vamos mover nossa imagem para cima da tela.

 1. Pressione Ctrl-D (Command-D num Mac) para desmarcar a área preenchida. Clique em Camada > Nova > Camada do plano de fundo. Clique em OK. Isso lhe permitirá mover a imagem.

Screenshot: Layer from Background menu

 2. Pressione Ctrl-A (Command-A num Mac) para selecionar tudo, Ctrl-C (Command-C num Mac) para copiar a imagem, clique na tela em branco que você criou na primeira seção ("Criar um Arquivo no Photoshop"), e pressione Ctrl-V (Command-V num Mac) para colá-la. Agora, a imagem está em duas telas: na original (little-girl-603139.jpg) e na nova tela (Sem título-1).
 3. Agora, você pode fechar a foto original ("little-girl-603139.jpg") sem salvar. É bom ter o hábito de manter seus originais separados de seu projeto no Photoshop, no caso de cometer um erro e precisar voltar a eles.
 4. Clique em Arquivo > Salvar. Salve como template.psd.

Parte 1Parte 3