Introdução ao Adobe Photoshop para Organizações sem fins lucrativos: Parte 3

Introdução ao Adobe Photoshop para Organizações sem fins lucrativos: Parte 3

Por Wes Holing

Intro to Photoshop for Nonprofits Part 3

Vamos começar indo direto ao assunto. Certamente, você já pegou tudo o que precisa na Parte 1 e limpou a imagem na Parte 2, (se ainda não fez isso, faça agora. Nós esperamos).

Agora, vamos continuar e adicionar o título.

Como adicionar guias

Antes de incluirmos texto na imagem, precisamos garantir que sua posição fique boa, visualmente falando. O texto não deve chegar até a borda de uma imagem — é preciso deixar uma margem.

É aí que entram as guias: são linhas que ajudam a garantir que tudo está alinhado corretamente. Você pode exibi-las e escondê-las quando quiser.

Saber onde colocá-las geralmente envolve tentativa e erro; mas, neste caso, já sabemos onde colocá-las, já que estamos trabalhando com um produto já pronto. O Photoshop for Scientists oferece uma boa explicação sobre guias se você quiser saber mais.

Criaremos quatro guias para a parte de cima, para o lado esquerdo, para a parte de baixo e para o lado direito.

  1. Clique em Visualizar > Nova guia….
  2. Selecione Vertical e digite 100 px.
  3. Clique em Visualizar > Nova guia….
  4. Selecione Horizontal e digite 100 px.
  5. Clique em Visualizar > Nova guia….
  6. Selecione Horizontal e digite 3200 px.
  7. Clique em Visualizar > Nova guia….
  8. Selecione Vertical e digite 2450 px.
  9. Dessa forma, colocamos quatro guias na nossa imagem.

Acabamos de adicionar 100 pixels de preenchimento dentro da imagem. Digitar valores verticais e horizontais de 100 pixels insere guias na parte de cima e no lado esquerdo da imagem; inserir um valor horizontal de 3200 pixels cria uma guia à direita, e inserir um valor horizontal de 2450 pixels cria uma guia na parte de baixo. Obtemos esses últimos dois valores simplesmente subtraindo 100 da altura e da largura da tela, que tem 3300 pixels de altura e 2550 de largura.

Como incluir o título

Na Parte 1, nós instalamos a fonte Open Sans, então, ela deve estar disponível no Photoshop como qualquer outra fonte em seu sistema (se não está, reveja este passo.)

Antes de incluirmos o texto, vamos colocar mais uma guia.

  1. Clique em Visualizar > Nova guia….
  2. Selecione Vertical e digite 185 px.
  3. Clique na ferramenta Texto Horizontal.
  4. Mude a fonte para Open Sans Light, o tamanho para 72 pt, a Suavização de serrilhado para Suave e o alinhamento para Esquerdo.
  5. Clique na caixa de cores à direita da seção de alinhamento (a caixa preta na captura de tela acima).
  6. No campo do valor hex, digite 275664, mudando a cor para cinza carvão.
  7. Clique na tela para começar a digitar.
  8. Digite "Lorem Ipsum" (sem aspas) em duas linhas.
  9. Pressione ESC quando terminar, para aceitar o texto.
  10. Clique na ferramenta Mover.
  11. Clique e arraste o texto para alinhá-lo com a guia mais interna. Ele deve se encaixar no lugar à medida que se aproxima da guia.

Bônus: Mudamos a Suavização de serrilhado acima para Suave. A Suavização (anti-aliasing) é como o programa suaviza as bordas das letras. O Photoshop dá a você quatro opções de suavização: Nenhuma, Nítida, Bem-definida, Sólida e Suave. Brinque um pouco com elas para ver as diferenças, mas utilize a Suave para este projeto.

Também especificamos um valor hex (abreviação de "hexadecimal") para a cor. O Photoshop reconhece cinco maneiras de inserir cores: HSB, Lab, RGB, CMYK e hex.

Inserir um conjunto de valores automaticamente mudará os demais, mas uma maneira simples de comunicar uma cor exata é informar seu código hex. Mais informações sobre cores podem ser encontradas em vários locais online, mas a Wikipédia traz explicações muito boas sobre isso.


Parte 2 Parte 4