Introdução ao Adobe Photoshop para Organizações sem fins lucrativos: Parte 5

Introdução ao Adobe Photoshop para Organizações sem fins lucrativos: Parte 5

Por Wes Holing

Intro to Photoshop for Nonprofits: Part 5

Pronto para concluir o projeto? Ótimo! A única coisa que resta fazer para finalizar nosso pôster é incluir a logo da organização sem fins lucrativos. O arquivo desta logo está disponível na Parte 1, mas, para facilitar, você pode baixá-la aqui também.

Como inserir a Logo

Vamos inserir a logo!

  1. Clique em Arquivo > Colocar incorporados… (Arquivo > Inserir em versões anteriores à Creative Cloud).
  2. Selecione o arquivo blog-generic-nonprofit-logo.eps e clique em Inserir.
  3. O Photoshop vai adicionar a logo de maneira a preencher toda a largura da imagem (por ora, não há problema quanto a isso.)
  4. Digite os seguintes valores para a largura e a altura, perto da parte de cima da janela. Largura: 760 pxAltura: 183 pxObservação: Se você estiver usando uma versão anterior à Creative Cloud, deverá digitar a largura e a altura antes da imagem ser adicionada.
  5. Assegure que suas guias estão acionadas clicando em Visualizar > Exibir. A opção de exibir Guias 5. Assegure que suas guias estão acionadas clicando em Visualizar>Exibir. A opção de exibir Guias deve estar selecionada no menu flutuante (se não estiver, clique para selecionar).
  6. Clique na Ferramenta Mover.
  7. Clique e arraste a logo para alinhá-la com a guia mais interna à esquerda e logo acima da guia inferior, mas não muito próxima a ela.

Bônus: O Photoshop importa este gráfico em vetor como um "Objeto Inteligente". Objetos Inteligentes são uma maneira do Photoshop manter algumas das características do que você está importando. Isso significa que você pode modificar esses objetos no seu arquivo do Photoshop sem perder qualidade. A Adobe oferece uma boa introdução sobre Objetos Inteligentes, se você quiser mais informações.

Vetorial versus Rasterizado

Uma coisa importante sobre o arquivo da logo é que é um gráfico vetorial. Gráficos vetoriais são imagens que podem ser redimensionadas para qualquer tamanho, sem perder qualidade. Fotografias são o oposto: elas são gráficos rasterizados. Gráficos rasterizados, quando ampliados além de seu tamanho original, podem ficar pixelados ou borrados.

Os designers criam a maioria das logos no formato vetorial, de modo que podem ser colocadas em qualquer coisa, de um cartão de visitas a um outdoor, e ainda ficarem nítidas. Já que estamos criando um pôster que pode ser usado ou online ou em material impresso, a logo que vamos usar também é um arquivo vetorial, que ficará bom em qualquer caso. Formatos vetoriais comuns são o SVG (Gráficos em Vetor Escaláveis), EPS (Encapsulated PostScript) e AI (Adobe Illustrator).

Bônus: O Photoshop é o programa de edição de imagens mais completo que existe, então, é o melhor para editar fotos e outras imagens rasterizadas. O programa parceiro do Photoshop, Illustrator, é fantástico para criar e manipular gráficos vetoriais.

Se você quer saber mais sobre gráficos vetoriais, este artigo da Wikipédia oferece uma compreensão mais ampla de como funcionam. O Spoon Graphics tem também um artigo excelente sobre o Illustrator para iniciantes.

Veja aqui, o infográfico que contém todo o dimensionamento de imagens de mídia social para 2018.

Deixe um comentário abaixo se você também estiver interessado numa série do Illustrator como esta, feita pela TechSoup.

Inclua a URL

Agora, já tem uma marca! A única coisa que resta fazer é adicionar o endereço (falso) na web da organização sem fins lucrativos, para que qualquer pessoa que se sentir tocada pela mensagem do seu pôster saiba aonde ir para mais informações.

  1. Clique na ferramenta de Texto Horizontal.
  2. Mude a fonte para Open Sans Light, 15 pt e a Suavização para Suave anti-aliasing.
  3. Clique na caixa de cores na parte direita da seção de alinhamento.
  4. Digite o valor hex de ffffff e clique em OK.
  5. Clique abaixo da logo para começar a digitar (não se preocupe se a localização não ficar exata).
  6. Digite www.nonprofit.org e pressione ESC para aceitar as mudanças.
  7. Clique na Ferramenta Mover.
  8. Alinhe o texto da URL com a guia inferior.
  9. Pressione Ctrl (Command num Mac) e clique na logo. Isso vai selecionar a camada da logo.
  10. Mova a logo acima do texto da URL, de modo que a palavra "Organization" fique acima da URL.
  11. Salve seu documento em Arquivo > Salvar.

Produto finalizado

Agora, você tem um modelo de pôster completo. Parabéns! Com o que aprendeu neste tutorial, você agora pode substituir a imagem do fundo, incluir seu próprio texto, mudar as fontes e muito mais.

Finished product

Salvar para impressão

Agora, vamos salvar para imprimir. Materiais impressos precisam estar numa resolução mais alta que a que seria exibida numa tela, então, o arquivo que salvaremos aqui será maior que o que salvamos para a internet.

  1. Clique em Arquivo > Salvar como…
  2. Escolha onde você quer salvar o arquivo, digite template-print.jpg como o nome do arquivo, e clique em Salvar.
  3. Digite 12 (Máximo) em Qualidade e clique em OK. Observação: Observação: Escolher JPEG como formato do arquivo significa que o Photoshop vai comprimir o arquivo, mas que a qualidade permanecerá alta.

Você pode imprimir na impressora do seu escritório ou numa impressora comercial. A maioria das impressoras comerciais aceitam arquivos JPEG.

Salvar para a web

Vamos salvar também uma versão que podemos compartilhar nas redes sociais. A resolução da que salvamos acima é alta demais para usar online. Precisaria do espaço de algumas telas para exibir seu tamanho completo, então, vamos salvar uma versão menor, específica para a web.

  1. Clique em Arquivo > Salvar para a web… (Salvar para Web e Dispositivos em versões anteriores).
  2. Mude a Predefinição (no canto superior direito) para JPEG High.
  3. Mude a Qualidade para 80.
  4. Mude a Largura para 1200 px e a Altura para 1553 px e clique em Salvar…
  5. Escolha onde você quer salvar o arquivo, digite template-web.jpg como nome do arquivo, e clique em Salvar.

Bônus: Escolhemos 1.200 como o valor em pixels, porque é a largura máxima para o conteúdo no Facebook e Twitter. Confira o artigo do Sprout Social, Always Up-to-Date Guide for Social Media Image Sizes, para saber mais sobre isso.

O que aprendemos

E isso é tudo! Se você acompanhou todos os cinco posts, aprendeu bastante, incluindo como usar várias das poderosas ferramentas do Photoshop (sem mencionar o que todos aqueles botões realmente fazem).

Especificamente, você ajustou a tonalidade de uma imagem, redimensionou uma foto e expandiu sua tela, preencheu espaço em branco com o recurso Preenchimento Sensível ao Conteúdo, adicionou e ajustou guias, adicionou texto à imagem e melhorou a aparência do texto, adicionou uma forma com cantos arredondados e incluiu uma imagem em vetor. Além disso, aprendeu sobre como as camadas funcionam no Photoshop e qual a diferença entre gráficos vetoriais e rasterizados (caso já não soubesse).

Você deve ser capaz de aplicar essas habilidades para criar um pôster com uma imagem de fundo diferente, um texto em cores diferentes e a logo e URL da sua organização.

Mais aulas

Se esta série lhe animou a aprender ainda mais sobre o Photoshop, não deixe de conferir outros ótimos tutoriais. E se quiser ver mais desse tipo de tutorial da TechSoup sobre o Photoshop ou qualquer outra coisa, por favor, avise-nos!

Gratuitos

Pagos

Parte 4