Estudo de Casos - Instituto Ronald McDonald

O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos que apoia iniciativas de instituições de todo o Brasil em benefício de crianças e adolescentes com câncer. Fundado em 8 de abril de 1999, atua na luta contra o câncer infantojuvenil por meio de seus programas e campanhas.
O Instituto Ronald McDonald faz parte do sistema global Ronald McDonald House Charities (RMHC) e é responsável no Brasil pela coordenação dos Programas Internacionais Casa Ronald McDonald e Espaço da Família. Além disso, desenvolve localmente os programas Atenção Integral e Diagnóstico Precoce. O objetivo dos programas, que são implementados de forma integrada, é possibilitar que de norte a sul do país, as crianças e adolescentes tenham diagnóstico precoce e atendimento (tratamento e suporte psicossocial) integral e de qualidade.
Para implantação dos programas em âmbito nacional, o Instituto Ronald McDonald trabalha com a articulação de uma rede de instituições solidárias pela mesma causa. Todas devem ser previamente cadastradas, atendendo a requisitos de regularidade jurídica e fiscal, além de terem que comprovar a atuação junto a crianças e adolescentes com câncer.
Os recursos captados pelo Instituto são destinados aos projetos apresentados por estas instituições parceiras e referendados por seus conselhos. Através do efetivo acompanhando desses projetos, com prestações de contas periódicas e auditorias, assegura-se transparência e credibilidade aos parceiros, fornecedores e colaboradores, bem como aos demais segmentos da sociedade.
Em mais dez anos de atuação, o Instituto Ronald McDonald beneficiou projetos de mais de 100 instituições em todo o Brasil. Só o McDia Feliz, maior campanha pela cura do câncer infantojuvenil do país, já destinou mais de R$ 130 milhões a ações em prol de crianças e adolescentes e adolescentes com câncer.

Parceria com a Techsoup Brasil
A parceria com a Techsoup foi iniciada no ano de 2010, quando licenças de Windows 7 pro foram doadas para o Instituto Ronald McDonald. A doação possibilitou economia significativa, pois as licenças têm um custo significativo para uma organização de terceiro setor. Além disso, outros benefícios foram percebidos pelos usuários: maior rapidez nas máquinas, que se refletiram numa maior produtividade.