Estão abertas as inscrições para o Melhores ONGs 2019

By: guevara
sex, 26/04/2019 - 09:58

A terceira edição do maior prêmio do Terceiro Setor brasileiro reconhecerá as organizações com melhor governança, transparência e foco de atuação.

Já estão abertas as inscrições para o Melhores ONGS 2019. Trata-se do maior e mais respeitado prêmio do Terceiro Setor brasileiro. A iniciativa é uma parceria do Instituto Doar, da agência de causas O Mundo Que Queremos, da organização Rede Filantropia com apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas. O prêmio lista as 100 melhores ONGs do Brasil e destaca as melhores de cada ano por região do país e por tipo de causa.

As inscrições podem ser feitas no site melhores.org.br. Para participar, é preciso ser uma organização sem fins lucrativos brasileira. Podem participar ONGs de todas as causas. O Melhores ONGs avalia as organizações inscritas segundo critérios de governança, de capacidade de gestão, analisando se o modelo de financiamento é compatível com a missão e o tipo de recursos. Também são observadas as metas e formas de estratégia das organizações. O objetivo é avaliar quais tem maior solidez e possibilidade de alcançarem seus objetivos. O resultado é divulgado no fim do ano em um evento de premiação que reúne os representantes das principais ONGs do país.

Esta é a terceira edição do prêmio. Lançado em 2017, já nasceu grande. No primeiro ano, foram mais de 1500 organizações inscritas. No ano seguinte, o número de participantes se aproximou de 2000. O prêmio cresce na medida que sua reputação se consolida. Hoje é a principal referência de qualidade das organizações.

“‘A sociedade civil se organiza e se financia através das ONGs”, afirma Marcelo Estraviz, diretor do Instituto Doar. “Nada mais coerente que mostrar ao mundo seu valor através de uma premiação anual. Assim pessoas decidem quais causas merecem seu apoio ao mesmo tempo que descobrimos o impacto que as ONGs têm causado para melhorar o país e o mundo.”

O prêmio é um sinal de apoio importante para os movimentos e organizações sociais. “Ele é um reconhecimento às pessoas que se dedicam a ajudar os outros”, afirma Alexandre Mansur, do Mundo Que Queremos. “O Brasil passa por um momento desafiador. As pessoas que são capazes de dar as mãos para apoiar quem precisa merecem toda ajuda que pudermos dar. Essas organizações são a expressão da boa vontade e dos melhores valores da sociedade. Através delas as pessoas se unem para atuar diretamente para tornar o mundo melhor. Elas formam as bases de uma sociedade democrática”, afirma.

 

As inscrições vão até o dia 10/06.

 

CONTATOS

 

O Mundo Que Queremos

alexmansur@omundoquequeremos.com.br

cassiachriste@omundoquequeremos.com.br

 

Instituto Doar

estraviz@institutodoar.org