Guia de edições e licenciamento do SQL Server

O SQL Server é um software de servidor de banco de dados relacional que oferece ferramentas para armazenamento, gerenciamento, análise e emissão de relatórios de dados. Ele pode ser usado como um servidor de banco de dados back-end para aplicativos internos ou para alimentar um site dinâmico.

Você pode usar este guia para ajudá-lo a encontrar a edição do SQL Server e as licenças apropriadas para as necessidades da sua organização.

Edições

A Microsoft oferece o SQL Server através do TechSoup nas edições Standard e Enterprise. O Standard Edition é mais adequado para instituições de caridade e organizações de médio porte. A Enterprise Edition é mais adequada para grandes organizações.

  • O Standard Edition   oferece recursos básicos de banco de dados, relatórios e análises. A Microsoft oferece esta edição sob os modelos de licenciamento de servidor/CAL e baseados em núcleo.
  • O Enterprise Edition   contém todos os recursos básicos do Standard Edition, além de ferramentas para analisar dados comerciais e financeiros, aplicativos de missão crítica e recursos de armazenamento de dados. A Microsoft oferece esta edição apenas sob o modelo de licenciamento baseado no núcleo.

Para obter mais informações sobre as edições do SQL Server, consulte o resumo básico e  comparação completa.

Licenciamento

Abaixo estão alguns dos principais requisitos de licenciamento para o SQL Server.

  • Os produtos de licenciamento baseados no núcleo oferecidos pela TechSoup fornecem licenças para dois núcleos. O SQL Server com licenciamento baseado em núcleo requer um mínimo de quatro licenças principais para funcionar. Para usar esses produtos, você precisará obter cópias suficientes para cobrir os núcleos nos processadores que pretende usar com o SQL Server.
  • Os produtos de licenciamento de servidor/CAL oferecidos pelo TechSoup fornecem uma única licença de servidor para um servidor físico, virtual ou baseado em nuvem. O SQL Server com licenciamento de servidor/CAL requer que cada usuário ou dispositivo que acesse o servidor licenciado tenha uma licença de acesso ao cliente (CAL). É mais apropriado para administradores que sabem o número exato de usuários e dispositivos que se conectarão ao servidor.

Para obter mais informações sobre licenciamento, incluindo detalhes sobre o licenciamento de máquinas virtuais, consulte a página: Licenciamento do SQL Server.

Atualização

Para obter informações sobre a atualização das versões anteriores do SQL Server, consulte as  atualizações de versões e edições suportadas pelo SQL Server.

Se você tiver o programa Software Assurance, ativa para suas licenças do SQL Server, você não precisará solicitar a nova versão do SQL Server através do TechSoup. Você pode simplesmente baixar a nova versão através do VLSC para atualizar, e ela não contará como um título adicional para o seu limite de título de dois anos.

Os CALs funcionam para a versão igual ou anterior ao software do servidor. Eles devem ser atualizados para uso com software de servidor mais novo. Se você atualizar para a próxima versão do SQL Server, você também precisará usar o Software Assurance para atualizar os CALs ou solicitar novos CALs. Os CALs oferecidos através do TechSoup são sempre para a versão atualmente oferecida.

Produtos do servidor SQL disponíveis através do TechSoup Brasil

Para o Programa de Doações a TechSoup Brasil disponibiliza os seguintes produtos SQL:

Para o Programa de Desconto da Microsoft, a TechSoup Brasil disponibiliza os seguintes produtos SQL:

Recursos adicionais

Site oficial do Microsoft SQL Server

Atualizações de versão e edição suportadas