Guia de edições e licenciamento do Exchange Server

O Exchange Server é um software de gerenciamento de informações pessoais e e-mail que é executado no Windows Server. Ele fornece um ambiente de colaboração para mensagens seguras dentro e fora de uma instituição de caridade ou uma organização. Ele também suporta recursos de agendamento de grupos, grupos de discussão, pastas de equipe, acesso móvel e web e uma série de outros recursos.

Você pode usar este guia para encontrar a edição do Exchange Server e as licenças adequadas às necessidades da sua organização.

Edições Padrão e Empresarial

O Exchange Server é oferecido em edições Standard e Enterprise.

Na versão de 2016, a única diferença significativa entre os produtos Standard e Enterprise é o número de bancos de dados de caixas de correio que cada edição permite. A edição Standard permite até 5 bancos de dados de caixa de correio, enquanto a edição Enterprise permite até 50. Assim, você deve solicitar a edição Enterprise se sua caridade ou organização for bastante grande.

Outras funcionalidades do produto dependem se você solicitar cals (Enterprise client access licenses, licenças de acesso ao cliente) além de CALs padrão. Tanto os CALs Padrão quanto o Enterprise podem ser usados com qualquer edição de servidor, mas os CALs Corporativos só podem ser usados em conjunto com cals padrão para acessar certos recursos do Exchange Server. Para obter mais informações, consulte a seção Licenciamento abaixo.

Ambas as edições do Exchange Server 2016 exigem hardware de 64 bits (x64) (Intel EM64T ou AMD64), o que torna o uso mais eficiente da memória e armazenamento do que o hardware de 32 bits.

Licenciamento

Abaixo estão alguns dos principais requisitos de licenciamento para o Exchange Server.

  • Para cada licença de software de servidor que você atribuir, você pode executar, a qualquer momento, uma instância do software do servidor em um ambiente de sistema operacional físico ou virtual no servidor licenciado.
  • Você pode executar ou usar qualquer número de instâncias do software Exchange Management Tools em ambientes de sistema operacional físico ou virtual em qualquer número de dispositivos. Você pode usar essas instâncias apenas com o software do servidor. O uso de qualquer instância com o software do servidor pode ser direto, indireto ou através de outro software adicional.

O Exchange Server é um aplicativo de servidor, não um sistema operacional de servidor, por isso deve ser usado junto com um sistema operacional do servidor. Para cada instância do Exchange Server, você também deve ter uma licença do Windows Server.

Licenças de acesso ao cliente (CALs)

Um dispositivo do Exchange Server ou cal do usuário é necessário para cada dispositivo ou usuário acessando ou usando o software do servidor. A Microsoft oferece CALs de usuário e dispositivo padrão e corporativo para o Exchange Server através do TechSoup. No entanto, você não precisa de CALs para

  • Até dois dispositivos ou usuários para acessar o software do servidor apenas para administrar essas instâncias
  • Qualquer usuário ou dispositivo que acesse suas instâncias do software do servidor sem ser autenticado direta ou indiretamente pelo Active Directory

CALs padrão

Para as edições Padrão e Enterprise do Exchange Server, os CALs do dispositivo Padrão ou do usuário autorizam um usuário ou dispositivo a acessar o Exchange Server.

CALs corporativos

CaLs corporativos também estão disponíveis para uso com ambas as versões do Exchange Server. Os CALs corporativos só podem ser usados em conjunto com os CALs padrão para acessar certos recursos do Exchange Server. Esses recursos incluem arquivamento integrado, espera no local, prevenção de perda de dados e recursos de mensagens unificadas. Para obter uma lista completa, consulte a página de licenciamento do Exchange Server.

Os CALs corporativos não precisam ser solicitados para usuários ou dispositivos que não precisem acessar esses recursos adicionais.

CALs do Windows Server necessários

Além disso, um WINDOWS Server CAL é necessário para cada usuário do Servidor de Troca ou cal de dispositivo em todos os cenários.

Atualização

Para obter ajuda na atualização do Exchange Server 2013 para o Exchange Server 2016, você pode usar o Assistente de Implantação baseado na Web da Microsoft.

Você pode usar o Software Assurance para atualizar o Exchange Server e as licenças associadas a qualquer versão lançada durante os dois anos em que sua Garantia de Software estiver em vigor. A atualização real não precisa ocorrer dentro desses dois anos. Você pode atualizar a qualquer momento no futuro, desde que a Microsoft ainda disponibilize a nova versão para os usuários. No entanto, você não pode atualizar para versões que a Microsoft libera após o término do software Assurance.

Os CALs obtidos através do TechSoup trabalharão com a nova versão, uma vez que têm sua própria Software Assurance.

Para obter mais informações, consulte o Centro de Serviços de Licenciamento por VolumeBenefícios do Software Assurance.

Downgrading

Você pode instalar o Exchange Server para qualquer versão que a Microsoft continue disponibilizando em seu site do Centro de Serviços de Licenciamento por Volume na página de Downloads Licenciados da sua organização. O downgrade não depende da Garantia de Software; é um benefício do Licenciamento de Volume.

Os CALs obtidos através do TechSoup, funcionarão com as versões antigas.