Guia para Licenciamento de Servidor Microsoft

Conheça o básico do licenciamento dos servidores da Microsoft, incluindo modelos de licenciamento e licenciamento de ambientes do sistema operacional.

Esta página fornece uma visão geral do licenciamento do servidor Microsoft.

Modelos de Licenciamento

Entender os requisitos de licenciamento ajudará você a planejar a implementação do servidor. Esta seção fornece uma breve visão geral dos quatro modelos básicos de licenciamento.

Por Núcleo/CAL

O modelo Per Core/CAL inclui licenças de servidor baseadas no núcleo e cals (Customer Access Licenses) para usuários ou dispositivos com conexões com os servidores. Windows Server Standard e Datacenter são exemplos de produtos que usam esse modelo.

Os produtos do Windows Server também oferecem licenças de conectore externos opcionais para conectar pessoas que não são funcionários ou contratados no local (geralmente através da Internet).

Os produtos de licença de servidor baseados no núcleo neste modelo são válidos para dois núcleos de processador. Para esses produtos, a maioria das organizações precisará solicitar produtos suficientes de licença de servidor para atender aos requisitos mínimos da Microsoft e para cobrir todos os núcleos em seu servidor.

Servidor/CAL

Os modelos Server/CAL incluem licenças de servidor e CALs de acesso ao cliente para usuários ou dispositivos com conexões com os servidores. Exchange Server Standard e Enterprise e SQL Server (Server/CAL) são exemplos de produtos que usam esse modelo.

Os produtos de licença do servidor neste modelo fornecem uma licença para um servidor inteiro. Para esses produtos, a maioria das organizações precisará solicitar apenas um produto de licença de servidor, bem como quaisquer CALs que possam precisar.

Por Núcleo

O modelo Per Core inclui apenas licenças de servidor baseadas em núcleo. As licenças de acesso ao cliente (CALs) não são necessárias. BizTalk Server e SQL Server (Baseado em Núcleo) são exemplos de produtos que usam esse modelo.

Os produtos de licença de servidor baseados no núcleo neste modelo são válidos para dois núcleos de processador. Para esses produtos, a maioria das organizações precisará solicitar produtos suficientes de licença de servidor para atender aos requisitos mínimos da Microsoft e para cobrir todos os núcleos em seu servidor.

Alguns produtos de servidor, como o SQL Server, podem ser licenciados nos modelos Server/CAL ou Per Core (Baseado em Núcleo). Você pode determinar qual modelo de licenciamento os produtos TechSoup usam examinando o nome do produto do servidor e verificando se o TechSoup oferece CALs para esse servidor.

Servidores de Gestão

O modelo Management Servers inclui licenças de gerenciamento de servidores (MLs) para os servidores que estão sendo gerenciados e MLs clientes para os ambientes do sistema operacional não servidores que estão sendo gerenciados. As licenças para executar o software do servidor estão incluídas com os produtos MLs. System Center usam este modelo.

Semelhante aos produtos de licença de servidor baseados no núcleo, os produtos ML do servidor neste modelo são válidos para dois núcleos de processador. Para esses produtos, a maioria das organizações precisará solicitar produtos ML de servidor suficientes para atender aos requisitos mínimos da Microsoft e para cobrir todos os núcleos do servidor que estão sendo gerenciados.

Os MLs clientes neste modelo fornecem uma licença para um ambiente de sistema operacional de dispositivo cliente (OSE) ou usuário e não são baseados no núcleo. Para esses produtos, a maioria das organizações precisará solicitar apenas um produto ML cliente para cada OSE gerenciado ou usuário no dispositivo cliente.

Licenciamento de ambientes do sistema operacional

Os sistemas operacionais do servidor e os aplicativos do servidor podem ser executados em ambientes de sistema operacional físico ou virtual (OSEs). Quando seus servidores ou outros dispositivos tiverem vários OSEs, você deve verificar cuidadosamente os requisitos de licenciamento do OSE.

Por exemplo, muitas licenças de servidor microsoft podem ser usadas apenas para um único ambiente de sistema operacional. Quando este é o caso, se o sistema operacional ou aplicativo do servidor estiver instalado em mais de um ambiente em um único computador de servidor, uma licença separada é necessária para cada ambiente. No entanto, outras licenças de servidor microsoft podem ser usadas tanto no ambiente do sistema operacional físico quanto em um ou mais ambientes virtuais.