Redes Peer-to-Peer: Noções Básicas

Redes podem permitir que computadores, servidores e outros dispositivos conversem uns com os outros. Há uma série de diferentes tipos de redes, e é importante encontrar a mais acertada para se ajustar às suas necessidades para que sua organização não desperdice tempo e dinheiro com aquilo que é muito complexa para suas necessidades, ou algo que não atendem às suas necessidades.

Se sua organização precisar compartilhar uma impressora ou uma ligação à Internet, uma rede do tipo cliente-servidor pode ser um exagero. Por vezes, uma rede do tipo peer-to-peer simples pode ser tudo o que sua organização precisa. O diagrama abaixo mostra uma rede peer-to-peer simples:

 

Como pode se ver diagrama, em uma rede peer-to-peer não existem servidores dedicados ou hierarquia entre os computadores. Todos os computadores na rede podem lidar com segurança e administração por si próprios. Os usuários devem tomar as decisões sobre quem obtém acesso e para que finalidade. Além disso, não há mais semelhanças entre os tipos de rede do que diferenças. Todos os computadores devem ter placas de rede. Sua organização também pode utilizar os mesmos cabos, o mesmo hub e comutadores, e os mesmos protocolos tais como sua organização usaria em um modelo do tipo cliente-servidor. A única diferença é que há não um servidor. Uma vez que havera um servidor, há alguns passos para serem pensados antes que sua organização decida adotar a solução do tipo peer-to-peer.

Antes de tomar a decisão sobre a rede peer-to-peer...

Redes peer-to-peer trabalham notavelmente bem em determinadas circunstâncias; no entanto existem algumas funcionalidades a serem consideradas antes de configurar tais redes, a saber:

Tamanho

Redes to tipo peer-to-peer são projetadas para conectar-se a um pequeno número de computadores. Tais redes tendem apresentar problemas quando o numero de computadores em rede atinge 10 a 15 computadores.

Segurança

A segurança em uma rede peer-to-peer não é uma caracteristica predominante. Assim se sua organização tiver preocupações em matéria de segurança a decisão deve ser para algo que sua organização pode controlar (como um servidor). Uma vez que os usuários vão  necessitar fazer o compartilhamento do acesso a pastas, eles podem optar por não exigir senhas. Esta falta de hierarquia tem um impacto enorme sobre a segurança da rede e sua organização precisará de uma formação adequada para seus usuários para evitar problemas.

Crescimento

Se sua organização está a crescendo rapidamente, ela será normalmente outgrow uma rede peer-to-peer muito rapidamente. Enquanto uma rede peer-to-peer pode funcionar bem para dez computadores, ele provavelmente não para vinte.

Formação

Em uma rede peer-to-peer, os usuários devem lidar com a administração. Isso significa que todos os usuários precisam ser treinados em como compartilhar arquivos, pastas e impressoras. Em uma rede peer-to-peer, subitamente encerrar o computador pode causar problemas para um colega que não terá a possibilidade de imprimir.

Recursos de hospedagem

A última preocupação é que cada computador que atribui a outro computador, quer para impressão ou para compartilhamento de arquivos, retoma recursos do sistema no computador de hospedagem. Se os cérebros se torna dramático o suficiente para abrandar o computador host, em seguida, talvez é hora de começar a pensar sobre um servidor dedicado.

Quais são suas opções?

Se sua organização tiver avaliado a sua situação, e sua organização tiver determinado que uma rede peer-to-peer é adequada, a configuração pode ser relativamente simples se sua organização estiver usando um dos sistemas operacionais mais comuns disponíveis atualmente.

Macintosh

O Macintosh incluiu o recurso de rede peer-to-peer no seu sistema operacional por muitos anos. Sua organização ainda tem a opção para configurar a rede com linhas de telefone e conectores muito simples. Para obter informações mais detalhadas consulte:

• Como a criar uma rede Ethernet de pequeno porte (How to Create a Small Ethernet Network). Um guia da Apple para orientar sobre criação de uma pequena rede peer-to-peer.

O Windows 95/98/ME/2000/XP

O Windows 95, 98, ME, 2000 e XP todos incluem a capacidade de peer-to-peer networking e podem ser configurados com despesas de hardware limitado. Para obter informações detalhadas:

• Como a usar Windows 95 para conectar computadores em uma rede da Microsoft: um guia rápido e fácil a criação de uma pequena rede peer-to-peer com Windows 95 (How to Use Windows 95 to Connect Computers on a Network).

• Criando uma rede peer-to-peer com Windows 98 Microsoft (Creating a Peer-to-Peer Network with Windows 98). Instruções sobre como configurar uma rede de peer-to-peer usando Windows 98.

• Criar uma rede peer-to-peer com Windows 2000 (Creating a Peer-to-Peer Network with Windows 2000).

• Como criar uma rede peer-to-peer com Windows XP (Creating a Peer-to-Peer Network with Windows XP).

Plataforma cruzada

É possível conectar seus Macs à sua rede de PC--e vice-versa,como segue:

• Conectividade entre compatíveis com o PC e computadores Macintosh (Connectivity between PC-Compatible and Macintosh Computers on a Network).

•  Informações de compatibilidade e redes Macintosh-Windows (MacWindows.com).
 
Conclusão

Uma rede peer-to-peer, por vezes, é a solução perfeita (e barata) para ligar os computadores em uma pequena organização sem fins lucrativos. No entanto, uma rede peer-to-peer  tem suas limitações, e sua organização deve analisar com cuidado para evitar problemas indesejáveis – necessidade adicional de hardware, problemas de backup, questões de segurança, etc.