Conheça o Movimento Criança mais Segura

O Movimento da Criança mais Segura na Internet, administrado pelo i-START, tem como foco educar, capacitar e sensibilizar crianças e jovens, pais e educadores quanto ao uso ético, seguro e legal das novas tecnologias.

Sendo uma ação de Responsabilidade Social Digital, o Movimento visa a formação de usuários digitalmente corretos, e para isso desenvolveu várias cartilhas educativas, ministra palestras em escolas e capacita voluntários para disseminar os conteúdos ensinando uso saudável das tecnologias. Todo material pode ser encontrado no site www.criancamaissegura.com.br e baixado gratuitamente.

O i-START entende que não há como formarmos uma sociedade digital ética e responsável se não for através de um trabalho integrado – família e escola. O grande objetivo do Movimento, é que a disciplina de ética e cidadania digital faça parte da grade curricular de ensino. 

Em adição, dentre os objetivos específicos do Movimento, pode-se citar o conhecimento dos Direitos e Deveres do novo cidadão da era digital, considerando e orientando sobre aspectos importantes e essenciais para o uso ético e seguro da Internet, tais como:

 

·  Identidade Digital;

·  Reputação Online e uso de Imagem (fotos e vídeos);

·  Conteúdos em geral da web;

·  Navegação;

·  Redes Sociais;

·  Golpes virtuais, pedofilia e pirataria;

·  Direitos Autorais;

·  Respeito às leis em geral;

·  Responsabilidades dos usuários;

·  Como resolver incidentes virtuais