A tecnologia nas organizações sem fins lucrativos

O Terceiro Setor está progredindo e ascendendo cada vez mais. A sociedade tem necessidades cada vez maiores, assim surgem diversas iniciativas para o bem-estar social. Essas iniciativas geram oportunidades para muitos, o que faz do terceiro setor uma das molas propulsoras do desenvolvimento social. As empresas, o governo e a sociedade civil já tem um foco maior com as preocupações desse setor, a chamada responsabilidade social.

Muitas organizações da sociedade civil enfrentam uma crônica falta de recursos humanos e financeiros e encaram dificuldades que afetam a realização de seus projetos. Um desses empecilhos é a falta de recurso tecnológico para as organizações. Nos dias de hoje, existem projetos que necessitam de ferramentas de tecnologia para serem realizados. Ocorre que a tecnologia muitas vezes é levada para o "banco de trás" para que as questões mais urgentes sejam consideradas.

Com relação às Tecnologias da Informação, os principais obstáculos e desafios para a sua utilização nas organizações vêm desde a falta de experiência, falta de profissionais na área, questões de privacidade e preocupações com a segurança. Em resumo, dificuldade das organizações do terceiro setor de apropriar-se de maneira adequada da tecnologia.

Alguns requisitos importantes para o desenvolvimento da organização, como gestão e inovação e comunicação, devem ser compreendidos. A implantação da gestão deve ser somada com a necessidade de entender que a Tecnologia da Informação pode ser sua grande aliada. As organizações sem fins lucrativos também deveriam pensar na importância da tecnologia para a melhoria da gestão.

A inovação é um processo normalmente tido como caro. Porém, apenas o fato de pesquisar mais e procurar conhecer melhor as Tecnologias da Informação já é processo de inovação. Pensar sempre em fazer melhor também faz parte do contexto de inovação. As organizações não precisam utilizar tecnologias atuais e complexas, podem utilizar tecnologias simples e existentes. É preciso identificar as necessidades, extrair as ideias internas e engajar a organização no projeto e na apropriação da Tecnologia da Informação.

Além de aumentar a visibilidade e eficiência, a Tecnologia da Informação gera comunicação entre os parceiros, clientes e patrocinadores. Melhora a qualidade dos serviços prestados, permite a expansão em novas áreas e propicia a redução de custos na prestação de serviços.

Chegamos a uma questão: se a Tecnologia da Informação é tão importante, por que as organizações sem fins lucrativos não aproveitam? Há o reconhecimento por parte das organizações de que a carência de recursos financeiros, principal fator, impossibilita o uso de melhores Tecnologias da Informação. Elas, ainda, possuem dificuldade para entender o que necessitam, quais ferramentas são mais efetivas. Ou não sabem como conseguir o que precisam. Muitas vezes movidas por trabalhos voluntários, não há completa linearidade nos projetos.

A TechSoup Brasil está à disposição para ajudar as organizações não-governamentais em suas necessidades. O Programa TechSoup Brasil de doação de licença de software oferece suporte e possibilita o acesso ao que tem de melhor em tecnologia a uma fração do custo. Como parte de seu compromisso com o terceiro setor, empresas como Microsoft e Norton LifeLock efetuam as doações de licenças de software através da TechSoup, ajudando assim a melhor estruturar organizações em diversos países. As organizações se beneficiam da consolidação de muitos programas de doações em um único ambiente integrado, com uma vasta gama de informações. A TechSoup Brasil permite ainda que as organizações sem fins lucrativos não se voltem para a prática do uso ilegal de softwares. Além de prejudicar seus princípios e sua credibilidade, pode ser uma ameaça ao armazenamento de dados. Ao usar softwares ilegais as organizações passam a ser parte do problema e não da solução. O Programa TechSoup Brasil é a possibilidade que as organizações têm de aperfeiçoar-se na área da Tecnologia da Informação.