7 Dicas para Aprimorar a Captação de Recursos Online

A captação de recursos online tornou-se um método popular para aumentar a renda e adquirir novos doadores. Embora o mecanismo online ainda não atinja o volume necessário de captação de recursos para a maioria das organizações sem fins lucrativos, cresceu 13% de 2010 a 2011.

Está procurando um jeito de melhorar a captação de recursos online em sua organização? Siga as seguintes dicas que irão ajudá-lo a aprimorar a aplicação desse mecanismo online:

7 Dicas para Aprimorar a Captação de Recursos Online

1. Conduza seu Tráfego na Internet
Comece analisando o tráfego da sua organização na Internet. Tenha certeza de que as pessoas visitem seu site frequentemente, é preciso posicionar-se na rede para que haja uma boa resposta.
Quantas pessoas visitam o site da organização mensalmente? Visitaram uma vez ou são visitantes frequentes? Acessaram sua página de doações online?
Uma vez que seu tráfego na Internet é compreendido, poderá fazer muitas decisões estratégicas sobre como aperfeiçoar seu site para alcançar os melhores resultados.

2. Preste Atenção nas Referências
De onde vêm seus visitantes? Sites de busca? Das redes sociais? Ou através de sites de parceiros?
Você deve ficar atento às ferramentas de busca, elas são grades contribuidoras de divulgação. Então cadastre sua organização, eventos ou programas de arrecadação de fundos em uma dessas ferramentas. Assim, poderá observar para onde os visitantes são mandados quando procurarem pelo seu site.
Se já realizou esta atividade, melhore a promoção do site. Deixe-o fácil de ser achado por doadores potenciais.

3. Faça o Pedido
Certifique-se de que tenha executado o pedido online específico. Esse pedido deve ser acompanhado de uma mensagem precisa, voltada para o público que quer atingir, possibilitando que sua organização relacione-se com seus doadores.

4. Conheça seu Público
Enquanto acha que seu site é fácil de navegar, pode ser que não seja tão fácil para os visitantes que acessam pela primeira vez. Chame amigos que não conhecem o site para verificar a acessibilidade, assim terá um feedback. Lembre-se, a análise do público deve ser parte de sua estratégia.
Tenha como objetivo colocar as necessidades dos doadores potenciais em ênfase e discuta com sua equipe o que mudar no site para que as informações mais importantes estejam mais fáceis de visualizar. Não se esqueça de deixar a missão da organização bem clara e específica.

5. Comunicação Unificada
É muito importante que toda a comunicação online seja uniforme.
Imagens e mensagens devem complementar-se e devem ser harmônicas.
Quando um doador recebe uma comunicação online que esteja misturada ou inconsistente com a comunicação feita anteriormente, cria-se confusão e diminui a probabilidade de doações repetidas.

6. Faça a Pergunta Certa
Analise o que solicita aos doadores.
O seu pedido varia a cada doador e se ajusta ao histórico de doação dele?
Fazer os pedidos corretamente pode ajudá-lo a receber mais.

7. Acompanhamento Incansável
Depois de receber uma doação, acompanhe o doador. Deixe-o atualizado com as novidades e progresso da organização e mostre a ele como a doação realizada fez a diferença. Engajar o doador, apontando sua contribuição com a organização, irá encorajar futuras doações.