Processos para um bom desempenho na Captação de Recursos

Sabemos que a responsabilidade de organizar eventos beneficentes, para a captação de recursos das organizações sem fins lucrativos, é muito grande. É uma tarefa que exige muito desempenho e carrega certa pressão. Aqui vão alguns tópicos para ajuda-lo a administrar seu tempo.

1. Descubra o Essencial
Algumas questões básicas são essenciais para uma boa organização do evento. Se você sabe a resposta para as perguntas a seguir, está no caminho certo.

• Onde o evento será realizado?
• Quando será realizado?
• Quais são os objetivos do evento?
• Qual o público-alvo?
• Como irá atingir esse público?

Sendo assim, o foco volta-se para a logística.

2. Alcance o Público-Alvo
O seu evento está competindo para capturar a atenção de sua comunidade. É preciso sintonizar o olhar do público para o evento. Dependendo de quem quer atingir, terá que fazer a divulgação de várias maneiras. As propagandas feitas devem responder as possíveis questões que as pessoas possam fazer.
Hoje em dia existem diversos canais de divulgação que não exigem nenhum custo.
Plataformas de criação de eventos online já estão disponíveis. Isso facilita o acesso às informações necessárias.

3. Estratégias de Captação de Recursos
Uma vez que as pessoas se registram, o foco passa a ser a captação de recurso. Realizar parcerias com grandes empresas para garantir um patrocínio é uma grande ajuda, especialmente se elas fazem doação para o evento. Leilão é uma ótima estratégia para a arrecadação de fundos.

4. Credenciamento
É possível que haja pessoas não confirmadas que desejem participar do evento. Não se esqueça de registrá-las e requisite informações básicas.
É muito importante que você faça um credenciamento organizado para registrar quais pessoas passaram pelo evento.

5. Observe
Analise o evento antes, durante e depois. Crie relatórios para uma análise completa dos resultados. Observe quais pontos necessitam de uma melhoria e quais podem ser repetidos nos próximos eventos.

Manter o relacionamento com as pessoas que compareceram é muito importante para garantir suas participações nos próximos eventos. Por isso, envie cartas de agradecimentos ou peça um feedback para a melhoria de eventos futuros.