Evento Conexão Digital em Goiânia

Uma iniciativa para reunir profissionais e representantes de organizações sociais, a fim de discutir sobre soluções em tecnologia que visam à melhoria do desempenho das organizações. Essa é a proposta colocada pelo Conexão Digital, evento ocorrido no dia 05 de junho de 2012 na cidade de Goiânia. Tendo em vista o tema Sustentabilidade e Geração de Renda Aliadas às Novas Tecnologias, o acontecimento contou com a presença de representantes de organizações e de Telecentros do Estado de Goiás. O evento foi uma realização da ATN - Associação Telecentro de Informação e Negócios, Gabinete de Gestão de Interlocução com os Movimentos Sociais do Governo do Estado de Goiás, o SESI - Serviço Social da Indústria do Estado de Goiás e Microsoft.

 

O evento chegou a sua 10ª edição e foi marcado por momentos muito significativos. O SESI/GO apresentou a ação criada para aproximar as ONGs e as empresas do estado de Goiás. Como parte desta iniciativa, apresentaram o projeto Investimento Social Privado, um método para intensificar o relacionamento do setor privado com a comunidade. É uma consultoria feita para a captação de recursos privados para projetos sociais de interesse público. Uma importante iniciativa que incentiva a responsabilidade social nas empresas privadas.



Guilherme Borba, da ONG Parceiros Voluntários, em sua fala mostrou o projeto Rede Integrada para o Desenvolvimento Social. O objetivo da Rede é disponibilizar para as Organizações da Sociedade um Portal de acesso a Internet com quatro módulos voltados à Visibilidade e Colaboração na Rede, Ferramentas para Gestão de Processos, Empoderamento de Lideranças e Ferramentas para Gestão do Voluntariado. É uma plataforma para gestão que opera utilizando o produto SharePoint da Microsoft.

Em adição, foram apresentadas soluções e tendências tecnológicas que podem auxiliar as organizações sem fins lucrativos em seus projetos e atividades, esclarecendo-as com estratégias e engajamento. Durante o evento, Álvaro Rezende e Rodrigo Kono, Microsoft MVP - Most Valuable Professionals apresentaram as tecnologias Microsoft que fortalecem as ONGs e demonstraram as funcionalidades do Windows Live, que opera na modalidade computação em nuvem. Na sequência, Valter Cegal apresentou o Programa TechSoup Brasil de Doação de Licença de Software. Demonstrou que a Tecnologia da Informação tem grande contribuição no desenvolvimento das organizações e como o Programa TechSoup Brasil leva o acesso a essas tecnologias. O especialista em Tecnologia da Informação, Fernando Lemos, responsável pelo projeto Tecnologia para Todos apresentou as tendências e impactos das novas tecnologias e como elas podem beneficiar as organizações e profissionais de TI. Para finalizar, Rodrigo Alvarez comentou sobre as melhores práticas e soluções para a captação de recursos.


Valter Cegal

O evento Conexão Digital foi fechado com muito êxito. São iniciativas como esta que possibilitam o compartilhamento de ideias e realizações para o desenvolvimento social, através das diversas ferramentas de tecnologias. Com a colaboração de profissionais da área e das organizações presentes foi possível mais um incentivo ao uso adequado da tecnologia por parte das organizações sem fins lucrativos.