A Tecnologia da Informação no Terceiro Setor

A ATN - Associação Telecentro de Informação e Negócios teve a oportunidade de apoiar e participar do Ciclo de Palestras do Terceiro Setor na OAB - Ordem dos Advogados do Brasil ocorrido no dia 20 de julho de 2012. A ATN marcou presença através da participação do seu Diretor, Valter Cegal que apresentou sua palestra baseada no tema "A Tecnologia da Informação no Terceiro Setor". Na ocasião, foi abordada a apropriação do uso da tecnologia pelas organizações do terceiro setor. Em adição, Alcely Barroso, Diretora de Responsabilidade Social Corporativa da IBM apresentou sobre serviços e tecnologia como fatores de transformação organizacional.


Valter Cegal iniciou destacando a dimensão do Terceiro Setor e explicando os benefícios da Tecnologia da Informação. As organizações sem fins lucrativos muitas vezes não possuem recurso suficiente para implementar o uso da tecnologia em suas atividades e projetos, porém, não é necessário que as organizações usem tecnologias sejam as mais avançadas e de última geração. Tecnologias já existentes podem ser utilizadas, aumentando a eficiência e visibilidade das organizações, além de serem ferramentas essenciais no auxilio à gestão. A tecnologia abre caminho para muitas oportunidades de expansão em áreas diferentes daquelas que as organizações estão focadas. Dentre os motivos para as organizações não utilizarem a Tecnologia da Informação podemos ressaltar a dificuldade para entender o que necessitam, que ferramentas que deveriam utilizar, e como consegui-las, além de saber qual ferramenta será mais efetiva. Deparamo-nos aqui com outro obstáculo, as organizações não possuem experiência no uso da tecnologia, visto que em muitos casos não possuem um profissional especializado. Contata-se o fato que as organizações do Terceiro Setor, em sua maioria, têm grande dificuldade de se apropriar de maneira adequada da Tecnologia da Informação.


Valter Cegal

Com o uso da tecnologia da informação as organizações podem atingir mais pessoas usando menos recursos financeiros e, portanto a atuação nas mídias sociais é uma grande aliada dessa tarefa. Desta forma, em função do enorme volume de informação que recebemos hoje em dia e do infinito número de pessoas que utilizam a internet, as organizações terão cada vez mais que participar do Ciberespaço e, portanto se engajarem no mundo da Tecnologia da Informação.