O Impacto do Programa TechSoup Brasil

Em pesquisa realizada recentemente, com cerca de 100 organizações que receberam doação de licença de software (através do Programa TechSoup Brasil), foi possível perceber o impacto da Tecnologia da Informação nas organizações sem fins lucrativos. Confira a tabela abaixo:

A doação de licença de software gerou algum impacto na missão da organização?


Fonte: ATN/TechSoup Brasil

Existem alguns fatores que influenciam o impacto na missão das organizações. A gestão é grande fator que deve ser colocado junto à tecnologia para que haja um impacto positivo. Conforme o gráfico abaixo, percebemos que as organizações melhoraram seus serviços e produtos graças a implantação de novas T.I. Um dado que podemos ressaltar é o fato de que as organizações não tem muita preocupação em relação a legalização do software. Faz parte do uso adequado da tecnologia, a legalidade dos softwares utilizados. É importante que as organizações não se voltem para a prática do uso ilegal de softwares. Além de prejudicar seus princípios e sua credibilidade, tal fato gera uma ameaça ao armazenamento de dados. Ao usar softwares ilegais as organizações passam a ser parte do problema e não da solução.

O impacto da TI na organização


Fonte: ATN/TechSoup Brasil

Muitas organizações ainda não sabem como a T.I pode auxiliar em suas atividades. No entanto, as que utilizam da T.I, conforme indicado na tabela abaixo, já percebem o quanto a tecnologia pode suprir suas necessidades e aumentar sua produtividade e eficiência. Com um trabalho mais eficaz, as atividades e serviços são concluídos com maior êxito.

A utilização da TI


Fonte: ATN/TechSoup Brasil

Por fim, é preciso ter em mente que a tecnologia está sempre a serviço dos negócios e de seus desenvolvimentos. Administrar uma organização é uma tarefa que pode estar intimamente ligada à tecnologia. As organizações precisam estar cientes das inovações tecnológicas e usá-las a seu favor. Nos últimos tempos houve um forte crescimento no volume de dados e informações que recebemos. Mas, não basta conseguir reter essas informações, é preciso saber acessá-las e usá-las adequadamente. Além disso, a tecnologia possibilita que a rotina e o fluxo de processos da organização sejam estabilizados. As organizações não dão um foco necessário para a gestão e gerenciamento de processos. A T.I também acompanha a dinâmica da gestão, possibilita eficiência e eficácia no acesso às informações necessárias e às práticas da organização. Em suma, a gestão é a chave do sucesso das organizações do Terceiro Setor, e para realizar uma boa gestão é necessário conhecer os processos internos. É nesse ponto que T.I entra, ajudando na otimização dos processos.

Centenas de organizações já foram beneficiadas com o Programa TechSoup Brasil de Doação de Licença de Software. Estamos contatando nossos parceiros que foram beneficiados com o programa, para receber suas opiniões. Assim podemos melhorar cada vez mais nossos serviços.

Clique aqui e responda à pesquisa.

Ajude-nos a tornar a tecnologia acessível para as Organizações do Terceiro Setor!