Autor de “Little Bets” fala sobre estratégias de inovação e empreendedorismo em Florianópolis

O destaque para o último dia de palestras do seminário Social Good Brasil (http://socialgoodbrasil.org.br/), que acontece no período de 6 a 8 de novembro em Florianópolis, é o autor do livro "Little Bets - How Breakthrough Ideas Emerge from Small Discoveries" (em português "Pequenas apostas - como ideias inovadoras emergem de pequenas descobertas"), Peter Sims. Seu bestseller foi considerado um dos seis melhores livros para empreendedores pelo Wall Street Journal e um dos melhores na literatura de negócios pelo The Washington Post, Inc. Magazine e AmEx. A obra é baseada em uma pesquisa com 200 empreendedores: executivos de grandes empresas, equipes de desenvolvimento de softwares, comediantes e arquitetos.

O título de seu livro "Little Bets" tem relação com o pensamento estratégico de como pequenos investimentos podem trazer grandes recompensas e inovação às corporações sem grandes riscos. A ideia é pensar grande e executar de modo pequeno. "Pequenas apostas são ações concretas para descobrir, testar e desenvolver ideias alcançáveis e factíveis. Começam com possibilidades criativas que são trabalhadas e refinadas, e são particularmente valiosas em ambientes de incerteza, para criar algo novo ou para resolver problemas abertos", afirma Sims.

Além de autor renomado, Peter Sims também é conselheiro nas áreas de empreendedorismo e inovação em empresas e universidades como Pixar, Elli Lilly, Cisco Systems, Qualcomm e Standfor University. Ele trabalha o conceito de que a inovação deve acontecer por meio do aperfeiçoamento gradativo das ideias originais, no método de tentativa e erro. Isso faz parte do que chama de "mentalidade empreendedora": os resultados só vem com esforço- são raros os casos em que se tem um produto final inovador ainda nas primeiras etapas de sua concepção. Sims é conhecido por seu discurso motivador e pelo engajamento com o público.

Palestrantes Nacionais

Também participarão do seminário Reinaldo Pamponet, sócio fundador da It´s Noon, rede social sobre economia criativa; Rodrigo Cunha, embaixador-sênior do TEDx na América Latina, evento que conta com conferências de diversos temas; Renato Kiyama, diretor da Artemisia, organização incentivadora de negócios sociais e Edgard Morato, sócio-fundador da Saútil, site que orienta a utilização dos serviços públicos de saúde.

Sobre o Social Good Brasil

O termo Social Good significa "bem social" e o seu conceito, criado nos Estados Unidos, explica o fenômeno de usar novas tecnologias e o pensamento inovador para apoiar causas e solucionar problemas na sociedade.O Programa Social Good Brasil foi criado em fevereiro deste ano, inspirado no Social Good Summit, evento que reúne anualmente grandes nomes da tecnologia e do terceiro setor em Nova York. Tem três principais objetivos: disseminar o uso das tecnologias para a mudança social; identificar e apoiar experiências inovadoras e oferecer ferramentas e capacitações para iniciativas na área.

O Social Good Brasil é uma iniciativa do Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), do Instituto Voluntários em Ação (IVA) com o apoio da Fundação Telefônica Vivo, Instituto C&A e IBM Brasil.