Como Maximizar o Tempo de Vida Útil do Equipamento Informático de sua Organização

A tecnologia pode ser um gasto considerável para qualquer organização. E para uma organização sem fins lucrativos procurando reduzir custos administrativos e aumentar o montante do seu orçamento que vai para os serviços caritativos que proporcionam, é essencial para fazer com aquilo que já tem. Muitas vezes, isso significa confiar no equipamento doado ou recondicionado. E em todos os casos, exigindo que você estique a longevidade de sua tecnologia para o limite. Prolongar a vida útil dos dispositivos também reduz o impacto da sua organização com o ambiente, outro benefício que se adapta aos objetivos das organizações para melhorar o mundo.

Manutenção Regular e Controle do Clima

Negligência pode ser difícil nos eletrônicos, que são sensíveis ao pó, temperaturas extremas e oscilações de energia. Você pode garantir um funcionamento saudável por realizar limpezas periódicas para remover o pó dos desktops e por manter as máquinas fora do chão, onde o pó e detritos podem se acumular. Limpeza, temperatura e umidade também devem ser seriamente consideradas quando armazenar temporariamente as máquinas não utilizadas.

Os computadores usados em altas temperaturas também podem experimentar desgaste desnecessário. Limpar o pó isolante pode ajudar a manter as CPUs esfriarem. Os ventiladores internos dos computadores portáteis podem ser mais difíceis de localizar, mas podem danificar o dispositivo se entopem com pó ou quebrar.

A limpeza pode ser feita de forma rápida e fácil com uma lata de ar comprimido. Abra o seu computador e cuidadosamente sopre a poeira e outros resíduos que você encontrar no interior. Apenas certifique-se de que segue as instruções da latinha para que você não acabe com CO2 líquido em seu computador!

Na maioria das vezes o descuidado que mais acontece na manutenção de PC é o ajuste de energia e proteção contra sobretensão. A energia da sua rede local pode flutuar, criando desgaste invisível em qualquer sistema elétrico já devidamente isolado de tais distúrbios. Ligar através de um regulador de potência ou um protetor contra sobretensão pode prolongar a vida útil dos seus ativos de hardware e ajudar a evitar perdas de uma sobretensão catastrófica de energia.

Soluções de regulamento de energia podem variar de um simples protetor de sobretensão para o PC, para uma UPS (Fonte de Alimentação Ininterrupta) caro com regulação de tensão para os seus servidores. Isto é muitas vezes uma tarefa melhor para o administrador de TI, ou você pode ler mais sobre como escolher os sistemas UPS.

Atualização de Software

É muitas vezes o software (bom ou ruim) em suas máquinas que pode estar causando o mau desempenho, mesmo que o hardware tem alguns bons anos restantes. Se a sua organização ainda está executando o Windows Vista em algumas máquinas, um upgrade para o Windows 7 mais leve, com algumas licenças descontadas ou doadas poderia fazer toda a diferença no desempenho. Ambas as versões Profissional e Enterprise do Windows 7 são melhores opções do que o Vista como eles são mais rápidos e usam menos recursos do sistema.

Também é uma boa ideia atualizar se você ainda estiver executando o Windows XP, como você verá aumento de desempenho e segurança com a mudança para o Windows 7. Também vale a pena mencionar que a Microsoft anunciou que a partir de 08 de abril de 2014 não será mais suporte ao Windows XP.

Software também tem de ser mantido em computadores de organizações. Verifique se o seu departamento de TI tem planos para backup e segurança de recursos, bem como um plano seguro para limpar antigos discos rígidos e instalar imagens de disco limpa neles.

Troca de Hardwares Antigos

Nem todos os componentes são dignos de modernização, mas a substituição de um disco rígido ou estourar o limite da capacidade de memória RAM em máquinas podem resolver alguns problemas de desempenho e permitir-lhes utilizar softwares mais novos sem abrandá-los para um rastreamento. Às vezes pode ser benéfica para trocar um velho processador por um mais rápido, desde que a placa mãe suporte. No entanto, além disso, não faz sentido atualizar outras partes - faz mais sentido simplesmente substituir a máquina.

Você também tem opções para reduzir a necessidade de atualizações em tudo. Usando hardware como thin clients, que dependem mais de recursos de computação virtualizados, permite que você simplesmente atualize seus servidores (ou seu provedor de serviços). Externalizar esse custo ajuda a reduzir os requisitos de manutenção no final e esticar o tempo antes que você precise comprar novas máquinas para executar sua organização.

Uma manutenção inteligente precisa começar no nível da organização e olhando para atualizações sempre que possível podem reduzir ou retardar a necessidade de comprar novos computadores. Uma manutenção geral e plano de gestão do ciclo de vida irá ajudar a sua organização sem fins lucrativos manter a tecnologia que permite que você realize seu trabalho, mantendo custos gerais de TI.