Microsoft Office vs. Office 365 vs. Office Web Apps: Qual a Diferença e Como Podem Trabalhar Juntos

O Microsoft Office está mais versátil do que nunca, com três sabores diferentes do pacote de produtividade, agora disponíveis: a última versão do Microsoft Office, o Microsoft Office 365 e Microsoft Office Web Apps.

A versão mais recente do Office, disponível através do Programa TechSoup Brasil de Doação de Software da Microsoft, é a versão desktop do software instalado. O Office 365, por outro lado, é o programa da Microsoft de assinatura para as versões on-line e desktop de produtos do Office. Finalmente, o Microsoft Office Web Apps é gratuito. Uma versão totalmente baseada em browser do Microsoft Office. Qual versão faz mais sentido para a sua organização?

Office Web Apps
O Microsoft Office Web Apps é uma versão gratuita e baseada na Internet do Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook, disponível através do Microsoft SkyDrive. O Office Web Apps apenas solicita uma conta no Windows Live para começar a trabalhar. Contanto que você tenha um navegador (compatível com as últimas versões do Internet Explorer, Firefox, Safari e Chrome), você pode usar o Office Web Apps para visualizar e editar arquivos em dispositivos que não tenham o Office instalado neles. Você também pode criar novos documentos em seu navegador e armazená-los no SkyDrive. Ele funciona de forma semelhante a outros aplicativos baseados na computação em nuvem. A atualização do Office Web Apps adiciona alguns novos recursos e uma interface redesenhada que complementa o Windows 8 e a nova versão do Office.


Embora seja possível usar somente o Office Web Apps para processamento de texto básico e criação de planilhas, você provavelmente vai precisar de mais funcionalidade para um ambiente de escritório. Por exemplo, na versão Office Web Apps do Word, você só pode fazer a formatação básica. Office Web Apps é usado melhor em conjunto com a nova versão do Office (ou versões mais antigas do Office) ou com a sua assinatura do Office 365.


Tanto o Office Standard 2013 e Office Professional Plus 2013 vem com SkyDrive Pro, que pode ser usado para armazenar e acessar arquivos do Office Web Apps ou da versão desktop do Microsoft Office. O SkyDrive Pro funciona também no mais novo SharePoint Online e o SharePoint 2013. Cada usuário SkyDrive Pro recebe 7 GB de armazenamento pessoal.

Office (Versão Instalada no Desktop)
Embora a última versão do Microsoft Office seja instalada no desktop, uma das grandes atualizações desta versão é sua integração com o SkyDrive, aplicativo na nuvem da Microsoft, o serviço de hospedagem de arquivos. Você pode começar a trabalhar em um documento em um dispositivo (como o PC do trabalho) e continuar de onde parou em outro dispositivo (como o seu tablet em casa), que tenha o Office instalado. O Microsoft Office também irá guardar a localização exata (por exemplo, a célula específica ou slide onde você parou) no arquivo.
O Office está disponível através da TechSoup para organizações sem fins lucrativos, instituições de caridade, bibliotecas e fundações elegíveis ao programa. O produto só irá rodar em sistemas que executam o Windows 7 ou Windows 8. Então, se a sua organização está executando um sistema operacional diferente do que aqueles, você não será capaz de usar a última versão do Office. Para saber mais, leia o Microsoft Office: o que sua organização deve saber.

Office 365
O Office 365 é um serviço híbrido da Microsoft que oferece ambos os componentes baseados na web e desktop do pacote Office. Dependendo do seu plano, o Office 365 pode incluir uma assinatura do software Office, além de versões de produtos hospedado Server da Microsoft (como o Exchange, SharePoint e Lync) que podem ser acessados pela Internet. O Office Web Apps está incluso na maioria das versões do Office 365, com limites de armazenamento variando por plano de assinatura.