Windows 8.1 Superando a distância entre o teclado e o touch screen.

Procurando por um sistema operacional mais leve, mais rápido e mais moderno? Experimente a mais nova versão do Windows! O Windows 8.1 reduz a distância entre o touch screen e o teclado, aumentando sua versatilidade em todos os aparelhos.

Pequenos ajustes na interface
Para organizações que já utilizem o Windows 8, a atualização para o Windows 8.1 não apresentará muita diferença com relação à aparência. Mas vocês irão perceber um recurso bem conhecido quando estiverem no modo desktop: o botão Iniciar. Isso mesmo, o botão iniciar voltou! A sua função, no entanto, não é a mesma do Windows 7: ele se tornou um atalho para acessar a tela iniciar a partir do desktop.

Os blocos na tela iniciar são redimensionáveis, como no Windows Phone 8. Então, se você, por exemplo, expandir o Calendário, ele apresentará todos os seus compromissos para aquele dia. Caso o usuário ainda não tenha se acostumado com o modo de exibição moderno, ele poderá optar por realizar a inicialização diretamente no desktop.

Ao clicar ou deslizar o dedo para baixo, você terá acesso ao modo de exibição Aplicativos, uma lista completa dos aplicativos instalados em seu PC ou tablet. Este modo também pode ser escolhido como tela padrão para a inicialização do sistema. Uma novidade bastante útil é a possibilidade de organizar os apps do Windows 8 em “visualizações adaptadas”. Em outras palavras, é possível abrir dois aplicativos lado a lado. Se você estiver escrevendo uma proposta de concessão, por exemplo, mas precise fazer referências ao site do concedente, a tela do Internet Explorer 11 será ajustada para ser apresentada ao lado do Word. Dependendo do tamanho e resolução da sua tela, há suporte para a exibição simultânea de até quatro apps.

Uma das maiores mudanças é como pesquisas são realizadas no Windows 8.1. A busca agora é universal, ou seja, ela recorre ao Bing Smart Search, Skydrive e ao seu disco rígido para apresentar os resultados. É uma maneira fácil de encontrar informação com rapidez, mesmo quando você não sabe com certeza por onde começar a procurar.

Apps reunidos
A crítica está exaltando o SkyDrive recauchutado como o melhor recurso novo do Windows 8.1. Agora, você pode sincronizar as configurações dos seus PCs com o Skydrive, ativar a sincronização automática e fazer o download de arquivos para uso off-line. Ao usar qualquer outro PC, você pode simplesmente entrar na sua conta do SkyDrive e se sentir em casa – todos os seus arquivos e configurações serão disponibilizados para você! Este recurso é muito útil quando se trabalha com voluntários ou contratantes que compartilham os computadores.

Junto com o Windows 8.1, você ainda recebe o novo Internet Explorar 11. Além das melhorias para o usuário, o navegador da Microsoft tem suporte para até 100 abas, apresentadas na parte inferior, proporcionando um maior controle da navegação em tablets com telas pequenas. Você também pode sincronizar suas abas com outros PCs ou tablets Windows 8.1.

Adquirindo o Windows 8.1
Você já deve ter lido que é possível adquirir gratuitamente pela Windows Store o download da atualização do Windows 8.1. Contudo, não é este o procedimento para as organizações sem fins lucrativos, instituições de caridade ou bibliotecas públicas que receberam o Windows pela TechSoup Brasil. Neste caso a atualização para o Windows 8.1 deve ser feita pelo Centro de Atendimento do Licenciamento por Volume, o VLSC.

Caso ainda utilize o Windows 7 ou versão anterior, você pode adquirir a atualização pelo programa de doação da TechSoup Brasil. Para mais informações, confira o nosso catálogo e os critérios de elegibilidade da Microsoft.